Avançar para o conteúdo principal

O Morto Contente / JB Comércio Global

Sabem como no post sobre a Colecção Lucas Scarpone eu mencionei ter vontade de terminar a série Triângulo Jota?


A JB Comércio Global, empresa de Vila do Conde ligada ao fornecimento para retalho de papelarias, livrarias e lojas de brinquedos, contactou-me no sentido de formarmos uma parceria, na qual aliariam a sua actividade de negócio na venda de livros ao facto de eu, bem, escrever sobre livros. Após alguma conversa (e saliento desde já a paciência da Joana, representante da empresa, pois eu, tendo recentemente começado um novo emprego, demorei bastante a responder), houve a vontade da parte da empresa em acomodar os meus gostos  pessoais nesta parceria.

Após uma breve pesquisa apercebi-me que, na secção do site dedicada a colecções literárias, se encontrava não só Lucas Scarpone, mas Triângulo Jota. A Joana verificou a disponibilidade de stock e, assim, o penúltimo livro (primeiro dos dois que me faltavam) veio a caminho de minha casa, tendo chegado em tempo record - demorou apenas um dia!

E claro que, mal acabei de ler o Just Kids, da Patti Smith, me debrucei sobre mais esta aventura de Jorge, Joana e Joel. Sendo um livro juvenil, é de leitura obviamente rápida; lembro-me de, em 2005, ter comprado o terceiro livro da trilogia As Pedras do Diabo para ler nas férias e de o ter lido numa tarde... ainda antes de ir de férias. Oops!

Nota inicial: no primeiro capítulo há uma falha de edição gravíssima. O Joel vai visitar um amigo que trabalha num clube de vídeo, o Flash, enquanto que o Jorge vai visitar um outro amigo a uma clínica, o Afonso; no entanto, a partir do momento em que Joel chega ao clube de vídeo, o seu amigo passa a chamar-se Afonso... demorei alguns momentos a perceber o lapso, mas a partir daí correu tudo bem.

Outra nota, referente ao livro num todo: os outros volumes que li tinham algumas ilustrações, e eu adorava. Será que esta edição não as tem por ter os garotos da série (que nunca vi) na capa, e coisas como a Joana ter cabelo preto ou o Joel ter cabelo curto, e o Jorge das ilustrações ter basicamente o cabelo do actor que faz de Joel, influenciaram esta decisão? Senti falta.

E ainda: na lista de livros da colecção, no fim do livro, é omitido Corre, Michael! Corre!; alguém sabe o porquê?

Fora isto: o livro é ma-ra-vi-lho-so. Como toda a série: já falei aqui que adorava Uma Aventura, mas Triângulo Jota entra em aventuras mais violentas (geralmente com seitas e tentativas de homicídio), bruxas, mortes rituais, mitologia egípcia, alquimia, espiritismo, a cidade do Porto, sexo e asneiras. E, é claro, o Inspector Cavadinhas da Polícia Judiciária. Os primeiros livros eram mais policiais; os últimos entram mais no sobrenatural. Em suma: Triângulo Jota ainda dá um gozo fantástico ao ler, e decidi que quero reler a série inteira.

 - São sonhos também - concordou o Ricardo. - Sempre o mesmo sonho e só em certas noites. Mas é um sonho que parece real. Quero acordar e não consigo, só quando tudo acaba e o morto...
O Ricardo calou-se de repente, afectado pela recordação.
 - O morto? - perguntou o Jorge.
 - É sempre assim: eu estou deitado ao comprido e ele ao meu lado, o morto, no seu caixão. Às vezes aparece um homem que lhe corta o cabelo e as unhas das mãos e dos pés. Outras vezes esse homem anda apenas por ali, também está sempre presente.
(...)
 - Não acontece mais nada. Só isto. De vez em quando eu levanto a cabeça e vejo-o, ao morto. É um morto que sorri, um morto contente. Depois ele vai embora. Ou serei eu?


Aqui, Joel conhece um estranho rapaz de uns 14 anos que, uma noite, lhe aponta uma pistola, a ele e a um amigo, porque quer ver um filme no clube de vídeo onde o amigo de Joel trabalhava. Seguem-se assaltos a autocarros, o paupérrimo Bairro Babilónia (que não pude evitar pensar frequentemente ser na Amadora, junto ao Babilónia...), sonhos macabros, visões de uma ex-namorada morta, um morto que sorri e que habita na cave ao lado, tia Edite sempre hilariante e uma Joana que está demasiado ensimesmada para querer saber do drama em que o irmão se envolveu desta vez (mas que acaba por salvar o dia).

 - Os Adoradores de Baal.
 - E quem é esse, o Bal?
 - Baal. É um velho demónio, instrutor de alguns druidas celtas. Queres ouvir a história?


Os elementos místicos são, como sempre, quase todos explicados - mas resta sempre ao leitor decidir se quer acreditar se é possível um corpo morto há mais de 500 anos estar conservado e ser utilizado para rituais bizarros, se é possível alguém ser descendente do demónio Baal e de uma humana.

Adorei ler este livro, adorei voltar a entrar nesta série, mesmo apesar do facto de a Joana só se envolver no mistério quase no fim do livro. Plano para 2019: reler a colecção toda!

4/5 só não dou 5 por causa do erro de edição atroz

Podem comprar esta edição aqui.

Comentários

  1. Acho graça ao teu entusiasmo com as séries da tua juventude. Também me lembro de ir comprar livros da "Patrícia" de manhã e tê-los acabado antes de ir para a escola, à 1h. E depois, relê-los ad nauseam, claro, porque não havia dinheiro para essa brincadeira todas as semanas. Agora, é pouco tempo para demasiados livros!
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou uma eterna revivalista e sempre pronta a ler e reler obras da juventude (ou para faixas etárias muito inferiores à minha)! Ah, esses tempos das releituras :) tempos em que havia tempo!

      Eliminar
  2. 'lembro-me de, em 2005, ter comprado o terceiro livro da trilogia As Pedras do Diabo para ler nas férias e de o ter lido numa tarde... ainda antes de ir de férias. Oops!' clássico, muito boa história
    O tipo de falhas de edição como a que referes são não só graves mas tristes também
    Esse mistério do livro relativo ao Michael tem de ser desvendado
    Gostei da review, parece ser uma coleccção até bastante interessante
    Curioso para quais os livros que vais ler em 2019: já te 'comprometeste' com a poesia, mais novelas gráficas e toda este colecção :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria uma muito boa história se não fossem as férias aborrecidíssimas na Aldeia que se seguiram :p
      Sim :( fiquei com muita pena, estragou um pouco o livro - felizmente foi só no início, senão teria sido muito complicado...
      Tem sim, mas como? :o
      É uma colecção incrível que recomendo :p
      Quanto a objectivos de leitura para 2019, não gosto de me comprometer com nada e realmente já o fiz! :( Veremos como vai correr o ano!

      Eliminar
    2. Contactar a editora sobre esse assunto? O próprio Álvaro Magalhães? Que nem referiste neste post tal é claro como gostas do autor :p

      Eliminar
    3. Talvez :$ mas não sei se eles irão sequer reeditar o livro... a série parece esquecida :(
      Oh isso é injusto, sabes bem que é o meu autor português mais lido :p :$

      Eliminar

Enviar um comentário