Avançar para o conteúdo principal

2018 | Novembro

Recta final de 2018!


Recebidos

Coisas maravilhosas a chegar à estante: da Minotauro, da nova colecção de clássicos, Os Intérpretes, de Wole Soyinka, prémio Nobel de que nunca ouvira falar. Da Caminho, Não te Afastes, de David Machado, uma obra infantil do autor cuja capa com um rinoceronte me cativou imediatamente.

Tenho, entretanto, outras obras incríveis algures no correio... mas, como ainda não chegaram às minhas mãos, não contam!



Comprados


Numa segunda ida ao Amadora BD, comprei A Arte de Voar, de Antonio Altarriba, e A Viagem, de Edmond Baudoin. Na Gateway City Comics, comprei Marco Paulo é a minha religião. Do Awesomebooks, veio The Midnight Kittens, de Dodie Smith, o terceiro livro da trilogia dos 101 Dalmatians (ver posts sobre os dois primeiros aqui e aqui).

Tinha também alguns pontos a expirar na Leya, e decidi explorar os fundos de catálogo, a saber:

Os Três Seios de Novélia, de Manuel da Silva Ramos
O Limite de Rudzky, de António de Macedo
Universal, Limitada + A Casa em Espiral, de Isabel Cristina Pires
Passagem do Cabo + Vidas vencidas, de Maria Ondina Braga

Note-se que não comprei um único livro nas promoções de Black Friday!



Lidos



Na literatura dita tradicional, li R.U.R. & War with the Newts, de Karel Čapek, Recolha de Alexandria, de Afonso Cruz, Princípio de Karenina, também de Afonso Cruz, e Não te Afastes, de David Machado (tendo portanto dividido o meu mês entre um autor checo de ficção científica e autores portugueses ditos "da moda").

Como devem saber, tenho reviews em atraso, ainda - alguns livros lidos em Setembro, por exemplo... -, mas se houver alguma opinião que tenham maior vontade de ler, é só deixar nos comentários.



Outros


Estou a adaptar-me ao trabalho por turnos, e o blog sofre um pouco com isso. É possível que comece a publicar alguns posts de manhã, nalgumas semanas!

Dia 17, fui à Almedina do Saldanha participar no evento Ler+ na Almedina, onde falei sobre o Vol II da Obra Completa de Maria Judite de Carvalho (podem ler a minha opinião sobre o livro aqui). A próxima data e livro a debater já estão a ser escolhidos!

Estou a planear fazer uma lista dos meus livros por ler, ordenados por ano de aquisição, de modo a ter noção se estou a ler os velhotes da estante. Plano para 2019, quiçá?


Comentários

  1. Au, essa doeu! Mas eu comprei o primeiro da David Machado há muitos anos, quando ainda não era famoso... Não conta!
    Os teus posts são bem-vindos a qualquer hora do dia. :-) E a cusca em mim gostava de ver essa lista em 2019!
    Também comprei esses da Ondina Braga, no mês passado, porque não conheço e estavam baratíssimos.
    Pois, já sabes como é, os laureados famosos são todos old white dudes. Eu no mês passado, também comprei uma Nobel bastante desconhecida, Grazia Deledda, da qual estou a gostar muito. Conheces? A nova editoria da Inês Pedrosa está a reeditá-la.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é para doer! Mas o Afonso Cruz especialmente é mega popular... do livro infantil do David Machado gostei imediatamente, resta-me agora ler "O Índice Médio da Felicidade", para o qual partirei sem preconceitos :) li, por tua sugestão, o primeiro volume da "Enciclopédia da Estória Universal" e achei engraçado, com algum humor, nada transcendental mas muito melhor que "Os Livros que Devoraram o meu Pai"...
      Obrigada, Paula! Estou a pensar em organizar tudo e tentar abater os livros que, se fossem bens perecíveis, já tinham passado de prazo há muito :)
      Mega baratos, certo? adoro explorar fundos de catálogo :) os da Isabel Cristina Pires eram igualmente baratos, e fiquei curiosa porque um deles era de uma colecção de ficção científica! Não é um género que costume ler, mas chamou-me a atenção pelo facto de desconhecer mulheres portuguesas a escrever sci-fi...
      Sim, o old nigerian dude passou ao lado, tal como a Grazia Deledda - cuja existência conheço porque vi a edição da Sibila, precisamente, mas nunca li nem tenho o livro. Vou anotar mais essa sugestão!

      Eliminar
    2. Olha, Bárbara, para te sentires só um bocadinho menos mal, eu tenho livros por ler que se fossem pessoas já tinham atingido a maioridade, arranjado emprego e saído de casa. Ah ah! Mas não me parece que o Sense and Sensibility e afins percam a relevância tão cedo, por isso...
      O "mal" destes teus posts do mês é que têm muita informação e eu esqueço-me de tudo o que queria comentar.
      Já leste o I Capture the Castle? Eu vi o filme e achei-o encantador e comovente.
      Eu pequei ligeiramente na Black Friday. Se é inglês, a Awesome é o meu sítio de eleição, mas depois não tem os meus tuguinhas!
      Tirando a Ondina Braga, os autores que compraste na Leya são mesmo desconhecidos para mim. Empolgante!
      Se no mesmo mês leste dois do Afonso Cruz de períodos e estilos diferentes, acho que já não precisas de sofrer mais para ver se é autor para ti ou não. Mas o zunzum e as expectativas são realmente uma coisa tramada!
      Paula

      Eliminar
    3. Haha esse é todo um novo nível de antiguidade! Os meus mais antigos por ler são neste momento crianças em idade escolar...
      Peço desculpa pelos meus posts longos - adoro escrever e escrevo sempre muito :)
      Nunca vi o filme, mas li o livro! E gostei mesmo muito: http://barbarareviewsbooks.blogspot.com/2015/10/i-capture-castle.html
      Awesomebooks é um antro de perdição mesmo... até tremo de pensar no quanto por lá pequei nos últimos anos!
      Também os desconheço, todos :) vão ser novas experiências!
      Sim, acho que já "percebi" Afonso Cruz. Não é um autor para mim, acho - estas leituras não foram desagradáveis, mas também não foram transcendentais e não irei "andar atrás" das restantes obras do autor...

      Eliminar
  2. Alto fundo novo, gostei gostei
    'Note-se que não comprei um único livro nas promoções de Black Friday!' é um feito nos dias que correm de facto mas gosto como procuras 'aprovação' :p
    Leste mais novelas gráficas neste mês do que eu no ano todo quase a brincar a brincar Ba, quem te viu e quem te vê ahah
    Tens realmente livros na estante há bastante tempo Babéti que precisam e merecem amor!
    Quanto às reviews em atraso eu tenho vontade de ler mais umas que outras admito, nomeadamente de livros que te emprestei mas qualquer que seja a próxima que venha que eu a irei ler com todo o gosto porque é sempre um prazer ler o que escreves sobre os livros que lês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O chão que tanto risquinho vê :$
      Não procuro aprovação! Estou só a constatar :o
      Não li nada :$ leste muito mais, Colecção Bonelli, Novela Gráfica, etc... mas olha que eu em Novembro ou Dezembro de 2013 li duas seguidas! :$
      Tenho sim :(
      Ainda não escrevi sobre o Karel Capek e peço desde já desculpa por isso :$

      Eliminar
    2. Não há nada a desculpar, estou bastante curioso com o post sobre a obra do Karel Capek!

      Eliminar

Enviar um comentário