Adoro gatos, adoro arte - que poderia falhar?
Tendo tudo isso em conta, este livro foi prenda de aniversário por parte de algumas amigas, e decidi levá-lo de férias, enquanto leitura leve. Não sou a maior apologista de separar "leituras de férias" de "leituras de outros dias", mas este livro cumpriu perfeitamente esse propósito, por não obrigar a grande compromisso e não ocupar espaço em demasia.
Através da História da Arte em 21 Gatos, viajamos ao longo do tempo, através de vários estilos artísticos, com a ajuda de gatos. Com apenas 98 páginas e belíssimas ilustrações, cada movimento artístico é-nos mostrado de forma criativa, bonita e colorida, adaptando algumas das obras mais famosas de cada movimento a uma ilustração felina, da autoria de Nia Gould. A ideia em si é, desde logo, bonita.
Sò encontrei em inglês |
A estrutura do livro é bastante simples: uma página dupla com uma ilustração e uma breve história do movimento, seguida de mais duas páginas detalhando os pontos chaves dos movimentos, aproveitando a ilustração do gato utilizada antes - do Antigo Egipto, que adorava gatos, aos tempos de hoje, com alguns movimentos mais modernos ou contemporâneos dos quais, honestamente, nunca ouvira falar.
As versões das pinturas mais conhecidas, envolvendo gatos, são maravilhosas e adoráveis. Sendo um livro menos cómico que L'art et le chat, acaba por ter algumas piadas de gatos pelo meio, e é claro que não é um livro para ganhar conhecimento profundo sobre a História da Arte em geral - afinal de contas, 21 gatos e 98 páginas não são exactamente suficientes. Ainda assim, sintetiza bastante bem a informação, especialmente dos estilos mais conhecidos, e dá para aprender alguma coisa nova.
É um livro adorável sobre arte, mas também um belo livro para crianças, para entusiastas de gatos ou pessoas com interesse mais ou menos casual em arte (ou todos estes).
4/5
Que fofura de livro!
ResponderEliminarA Mimi está a meditar sobre o seu período preferido?
Paula
é muito, muito giro! se quiseres sensibilizar os teus garotos para a arte, também é boa opção :) é child friendly e tudo.
Eliminara Mimi quer ser modelo do Renascimento, assim loura e roliça... :D
A Mimi está tão amorosa nessa foto *-*
ResponderEliminarLembro-me de referires este livro quando recebeste. Fui logo procurar e achei um mimo. Boa sugestão para prenda de Natal :)
a Mimi refilou muito durante a sessão fotográfica, mas é uma gatinha linda :)
EliminarSim, o livro é mesmo amoroso! E didático qb :)