Avançar para o conteúdo principal

2021 | Agosto

Mês mortinho aqui pelo blog.



Comprados & Recebidos


Vou deixar o que for relacionado com a Feira do Livro de Lisboa para um post dedicado, aquando do fim da mesma. De resto, o mês foi algo profícuo: da Polvo, Os Regressos e O Amor Infinito que te Tenho; da Quetzal, O Livro dos Seres Imaginários; de origem e língua estrangeira, The Guest Cat, Fun Home, Les Enfants Terribles, Belle de Jour e L'Amant.


Lidos


Mês que começou estranho, mas lá encarrilou: The Queen's Gambit, de Walter Tevis, Passing, de Nella Larsen, O Castelo dos Animais, de Xavier Dorison e Félix Delep, Os Regressos, de Pedro Moura e Marta Teives, Mirtilo e Nina (livro solidário da União Zoófila), Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica, editada por Natália Correia, Station Eleven, de Emily St John Mandel, Afectuosamente/Dearly, de Margaret Atwood, o Manifesto pela Leitura, de Irene Vallejo, e ainda comecei Women & Power: a Manifesto, de Mary Beard. Vou trabalhar nos posts de opinião de quase tudo isto em breve (e que trabalheira irá dar!).


Ler os Clássicos


O tema de Agosto era ler um livro censurado ou banido. Eu li a Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica, cuja história de publicação e consequente censura é fascinante. Outras leituras:


O Despertar, Kate Chopin


Se mais alguém leu alguma coisa para o desafio, eu não vi. Fica aqui um espaço dedicado para uma errata.


O tema de Setembro é o mesmo de Setembro do ano passado: um clássico de não-ficção. Aqui ficam mais ou menos as mesmas recomendações que aqui deixei há um ano:

The Unabridged Diaries, Sylvia Plath

Night, de Elie Wiesel

A Sangue Frio, Truman Capote

A Arte da Guerra, Sun Tzu

Meditações, Marco Aurélio

O Diário de Anne Frank

A Cidade das Mulheres, Christine de Pizan

Man's Search for Meaning, Viktor Frankl

Letters to Milena, Franz Kafka


Outros


Vou mesmo tentar voltar a ser mais assídua por aqui, que tenho mil posts em atraso outra vez, o que odeio. Também prometo falar de tudo da Feira do Livro aquando do fim da mesma!



Comentários

  1. E eu vou pôr os meus comentários em dia!
    Ainda não sei o que me apetece ler para o desafio de Setembro. Demasiado por onde escolher talvez... ;-) Somos as únicas sobreviventes?!
    Também tenho O Amor Infinito que te Tenho na minha gigantesca wishlist da BLX.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. há mais um ou outro resistente que não conseguiram acompanhar o mês a tempo, mas somos poucos, sim! eu estou entre o a room of one's own e o a woman in berlin!

      Eliminar
    2. Entretanto, não arrumei os livros da FLL e pus-me logo a ler A Vida sem Princípios do Henry David Thoreau para o desafio de Setembro. Estou tão despachada, não sei o que me deu! :-) E gostei bastante, fartei-me de assinalar partes.
      Paula

      Eliminar
    3. Nossa! Eu ainda nem comecei/decidi como deve ser o que vou ler! :)

      Eliminar
  2. Gostei muito dos dois livros da Polvo, bela surpresa!
    Já ouvi falar muito bem do Fun Home
    O Belle de Jour só vi o filme, contigo :p e gostei também; qual o teu filme favorito do Buñuel a seguir ao Cet obscur objet du désir?
    Eu ainda não acabei o livro para o teu desafio de Agosto, ainda mal comecei na verdade, mas estou a gostar muito do teu desafio!
    O que te levou a adquirir o livro L'Amant? :o
    Bom tema para Setembro, não sei o que irei ler no entanto, já li quatro dos teus recomendados!
    Ansioso pelo teu post sobre a Feira do Livro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ainda tenho de ler o amor infinito!
      sim, eu também :p
      também só vi o filme :p não sei, gosto muito de todos os que temos visto!
      é um clássico :$
      lê um dos outros, ora :p

      Eliminar
  3. sinto-me péssima por não estar a conseguir acompanhar o desafio este ano, a ver se consigo dar a volta neste último trimestre :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não sintas! :) não é para sentir, é para ler o que se apetecer, se apetecer!

      Eliminar

Enviar um comentário