Avançar para o conteúdo principal

2023 | Janeiro

Vamos, a pouco e pouco, recuperando ritmo neste blog.



Comprados & Recebidos

Todos os anos faço a mim mesma votos e promessas que é desta que me irei dedicar a melhorar os meus conhecimentos em determinada língua. Isto leva a que tenha vários livros em francês, espanhol e até italiano que vou adquirindo, acumulando e nos quais tenho receio até de tocar. Desta feita, decidi comprar a série completa (vejam lá o meu entusiasmo!) La Passe-miroir, de Christelle Dabos. O site onde adquiri coloca estes livros na categoria dos 10-12 anos, pelo que, apesar das cerca de 600 páginas de cada um dos quatro volumes, julgo conseguir estar à altura (e que talvez seja esta a alavanca para consolidar as minhas fracas capacidades linguísticas).

Fora isso - o meu respectivo ofereceu-me um manga de volume único, She and her cat, de Makoto Shinkai e Tsubasa Yamaguchi, que ainda não li (aguardando o dia de colinho perfeito com a Mimi para esse efeito), e recebi, da editora, A Árvore da Dança, de Kiran Millwood Hargrave, autora que tenho bastante curiosidade em conhecer. Da Porto Editora, chegaram O Retiro, de Sarah Pearse, que neste momento está a ser lido pela minha mãe, e a nova edição (comemorativa do filme) de Um Homem Chamado Ove, de Fredrik Backman.


Lidos

Mês que começou numa ambiciosa demanda com The Crimson Petal and the White, de Michel Faber, porque decidi que era em 2023 que leria calhamaços, e do qual li sensivelmente 1/3. Muitos sentimentos até agora, nem todos necessariamente positivos. Antes do final do mês, iniciei mas não concluí A Confederacy of Dunces, de John Kennedy Toole, o qual tem trazido os risos que promete mas também algum sentimento de humor datado no meio de comentário social ainda pertinente.

Numa leitura nostálgica, li o primeiro volume da The Don Rosa Library, intitulado The Son of the Sun, e gostei muito. Estou ansiosa para avançar nesta saga - para mim, que aprendi a ler antes da idade escolar e cresci a ler os saudosos Hyper Disney, estas são muito mais que meras histórias de patos.

Também li o It-Doesn't-Matter-Suit and Other Stories, de Sylvia Plath, num registo muito diferente daquele a que estamos habituados a ler Sylvia - dois contos e um poema, infantis, escritos para os seus filhos.


Outros

Prometo colocar em dia todas as reviews em atraso de 2022, que são 36, até fim de Março ou meados de Abril. Isto é altamente ambicioso, mas também aviso desde já que algumas agruparão livros numa só publicação (e prometo que fará sentido).

Claro que isso significa que as opiniões de 2023 terão, também elas, algum atraso...

Não queria agoirar da outra vez, mas agora já posso dizer - sábado sai, finalmente, novo episódio do podcast, adaptado e composto num novo modelo que me permitirá melhor a continuidade e assiduidade do projecto (sendo que será agora menos frequente). Será uma segunda temporada, porque me faz sentido demarcar do projecto anterior, sem lhe alterar o nome. Aguardo feedback!




Comentários

  1. fiquei com curiosidade em ler esse da Sylvia.
    acho que o meu calhamaço deste ano vai ser o Mary Queen of Scots da Antonia Fraser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também tenho esse para ler! :)
      o da Sylvia é curtinho mas é interessante; falei nele no retorno do meu podcast :)

      Eliminar

Enviar um comentário