Avançar para o conteúdo principal

Rio, o cão preto

Este livro lindíssimo da autora coreana Suzy Lee foi trazido para Portugal pela editora Esquimó (e gentilmente cederam uma cópia).



Rio, o cão preto, no original Kang-yi, é a história de um cão resgatado e que passa do frio, da fome, da sede e da falta de amor, ao seio de uma família, inspirada na experiência pessoal da autora, e também escrito como parte do processo de luto pela perda do companheiro. Aqui, conseguimos acompanhar, em belas ilustrações onde o preto é a cor dominante (mais não seja por ser a cor de Rio), esta bonita história de amor, amizade e felicidade, com Rio a tornar-se parte do dia-a-dia da família, a ser recebido com amor. É um pequeno livro imersivo - a história envolve, especialmente quem já teve um cão, diria, quem ama cães, quem está minimamente envolvido no mundo dos cães resgatados.

O branco abre espaço não só para a neve, muito presente nesta história, mas também para que o leitor se envolva na mesma, se torne parte da família. O pouco texto é simples e curto, muito directo, mas suficiente para transmitir as emoções.

 


O final é um pouco aberto, pouco explícito, mas compreende-se o sentimento de perda que a autora queria transmitir, tendo escrito esta obra também nesse processo. A perda física não implica a perda da memória, o apagar de todos os bons momentos; e é nisso que devemos focar.

Estão também disponíveis cá outras obras da autora, embora já esgotadas: Espelho e Onda, os dois primeiros títulos da trilogia pela qual a autora é mais conhecida.

Tradução de Ana Reis Sá.

4/5

Podem comprar esta edição na wook.


Comentários

Enviar um comentário