Avançar para o conteúdo principal

Ms. Marvel, Vol. 4: Os Últimos Dias

O fim do mundo.


É verdade: neste volume, adequadamente intitulado Os Últimos Dias, Kamala Khan depara-se com algo maior do que ela, e muito para além das suas capacidades: há um planeta em rota de colisão com a Terra, mais propriamente, Manhattan.

Isto é parte de um story arc maior da Marvel, o Secret Wars/Last Days of the Universe, e aqui vemos o que acontece com Ms. Marvel enquanto a maior acção decorre em Manhattan. Kamala está num momento difícil, no seguimento do seu desgosto amoroso, e tem várias dúvidas quanto a si mesma (ao passo que come demasiados cachorros-quentes para o seu próprio bem). O pior é que, como se o apocalipse iminente não bastasse, Kamran tem mais planos para estragar a vida de Kamala, raptando o seu irmão, Amir.

Assim, ao mesmo tempo que Ms Marvel tenta gerir a crise em Jersey City, tem uma crise pessoal para resolver, enquanto Kamala - e é aqui que finalmente conhece a sua grande heroína, Carol Danvers, a antiga Ms Marvel, de cujo nome se apropriou. Mas a dinâmica entre as duas acaba por ter um sabor amargo: a Captain Marvel tem muito pouco tempo para despender, só podendo ficar para ajudar a resgatar Amir; e Kamala acaba por perceber que, se calhar, não haverá um dia de amanhã.

Este volume explora muito da família de Kamala - não que os outros não o tivessem feito, mas este vai mais a fundo. Há uma revelação de parte da mãe de Kamala, descobrimos que Amir é feliz e adora a sua vida não obstante o que os outros possam pensar, um momento com o Bruno...

 

É um volume muito emocional, mostrando que aquilo que verdadeiramente importa são as pessoas da vida de Kamala, vida essa que está em risco de nunca mais ser a mesma.. Mais que isso - vemos Kamala a fazer tudo o que pode, mesmo sabendo que pode ser completamente em vão.

O que torna este volume incrível é, de certa forma, o facto de o mundo acabar. Não o evento em si, mas o que proporciona. Imensos detalhes maravilhosos: porcos e loucos proféticos em pano de fundo, um momento em que Kamala quer salvar gatinhos, a dance party para lidar com o caos, os momentos com a família... tudo isto acaba por tornar o fim do mundo um detalhe menor na narrativa. As referências e o humor dos volumes anteriores continuam presentes, bem como o desafio aos estereótipos e os temas sérios que vinham a ser abordados. Ms Marvel é um óptimo modelo a seguir, e é fácil sentir empatia e simpatizar com ela.

Este desfecho combina perfeitamente com o rumo que a série tinha vindo a seguir, sendo que tenho pena que, após o fecho deste arco, com o "tie in" com o Secret Wars, não venham a ser publicados os volumes seguintes. As histórias apresentadas são encerradas com este volume, e com o caos iminente. Acaba por saber um bocadinho a pouco. Mas não há dúvidas: vale imenso a pena seguir esta série, mesmo "terminando" aqui, pois Kamala é maravilhosa e foge ao estereótipo do super-herói.

Há ainda o Amazing Spider-Man #7-8, no qual o Spider Man e a Ms Marvel unem esforços para combater um inimigo. Não sei se sou fã do Peter Parker, mas é interessante ver juntas estas personagens que acabam por ter vários traços em comum.

4,5/5

Podem comprar esta edição directamente à editora.

Comentários

Enviar um comentário