Avançar para o conteúdo principal

2020 | Maio

O resumo do mês que devia ter trazido a Feira do Livro de Lisboa e o Festival Internacional de BD de Beja.


Comprados & Recebidos

Pela iniciativa "Livraria às Cegas", da RELI, com a Livraria Distopia, chegou, no início do mês, Voices in the Evening, de Natalia Ginzburg. Os livreiros foram super amáveis - tivemos ainda uma conversa sobre gostos similares e Chuck Palahniuk - e souberam acertar num livro que não tenho na estante, nunca li, e tenho interesse em ler. Perfeito!

Chegou uma grande embalagem da G. Floy, com o primeiro Kick-Ass, do Mark Millar, o enorme Roughneck, do Lemire, o quarto volume de Ms. Marvel (que encerra este arco), o terceiro e último desta série de Jessica Jones, e os penúltimos de Descender e Harrow County (quinto e sétimo, respectivamente).

Foi-me oferecido o terceiro volume do mangá de Sailor Moon, e adquiri, em grande promoção na Wook, Cinzas, de Grazia Deledda.

Ou seja: um mês em cheio.


Lidos

O mês começou com uma pausa n'A Piada Infinita, para dar lugar ao meu clássico do mês. Fiz uma escolha absolutamente rebuscada: The Dud Avocado, de Elaine Dundy. Também li Dois Irmãos, adaptação sublime da obra de Milton Hatoum por parte de Gabriel Bá e Fábio Moon. A Piada Infinita foi retomada posteriormente, com algumas pausas no meio (e, ainda, por terminar) para ler Mensagem, de Fernando Pessoa, numa leitura conjunta, e ainda Lumberjanes e Sailor Moon, vol. 3. O dia 31 ainda deu tempo para ler Ms Marvel, vol. 4 - Os Últimos Dias.


Ler os Clássicos

O tema de Maio era, ora pois, um clássico do Séc. XX. Eu li The Dud Avocado, conforme tinha dito ali em cima. Outras leituras efectuadas:

A Floresta, de Sophia de Mello Breyner ; Stoner, de John Williams ; Húmus, de Raul Brandão ; Angel, de Elizabeth Taylor ; Siddhartha, de Herman Hesse ; Sonetos de Florbela Espanca ; Tender is the Night, de FS Fitzgerald ; Orlando, de Virginia Woolf ; A Ausência de Lol V Stein, de Marguerite Duras ; As Velas Ardem até ao Fim, de Sándor Márai

O tema para Junho é um clássico de fantasia ou sci-fi. Ora, esta categoria é desafiante para mim! Proponho-me a ler o We, de Yevgeny Zamyatin, mas também ponderei ler Herland, de Charlotte Perkins Gilman (que já li no passado, com The Yellow Wallpaper). Outros livros possíveis para esta categoria:

1984, de George Orwell
Animal Farm, de George Orwell
A Guerra das Salamandras, Karel Capek (vai estar com 40% no site da Antígona dia 3 de Junho!)
Fahrenheit 451, de Ray Bradbury
Brave New World, de Aldous Huxley
The Fellowship of the Ring, JRR Tolkien (ou toda a trilogia)
The Hobbit, JRR Tolkien
Slaughterhouse-Five, Kurt Vonnegut
The Time Machine, HG Wells
A Guerra dos Mundos, HG Wells
Frankenstein, de Mary Shelley
Viagem ao Centro da Terra, de Jules Verne


Outros

Era para ter sido o FIBDBeja e a FLL, certo? Pois.

Entretanto, várias editoras estão a fazer promoções mais ou menos interessantes, para "colmatar" a inexistência da Feira do Livro neste mês; e a própria FLL foi reagendada para fins de Agosto/inícios de Setembro. Alguém mais está pouco confiante quanto à realização da Feira (e quanto à ideia de andar de máscara em pleno Agosto no meio de um mar de gente? E quanto à manutenção da distância de segurança na fila para pagar na Hora H da LeYa, ou no atendimento tipo barraca-das-bebidas-do-festival-de-verão da Relógio d'Água?)?

Também vai ser realizada em simultâneo com a Feira do Livro do Porto...

Teremos sempre Junho de 2021.

Comentários

  1. Um gato ^^ Também cá tenho um :)

    Eu vou mesmo avançar para "Herland" que aguarda leitura desde o ano passado, para já apenas o primeiro livro, depois avançarei para as suas continuações mais tarde.

    Ando também já a pensar no título para julho (um clássico africano ou asiático) e deixo aqui uma dúvida, (a minha premissa é ler um clássico africano) tem de ser um clássico escrito por um autor/autora nascido no continente africano ou pode ser um clássico cuja ação decorre no continente africano?

    Tenho uma curiosidade imensa por Siddhartha mas ainda não me decidi a colocá-lo na lista. O link do Orlando não está a funcionar, terá sido lapso?

    Excelentes leituras em maio, parabéns a todos os "classicistas" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma gata :) é a Mimi!

      Estou muito curiosa com Herland! Tenho uma edição recente da Vintage, que creio ser completa, mas não tenho a certeza. Já li contos da autora no passado.

      A minha ideia é um livro escrito por um autor nascido no continente africano/asiático, apesar de isso também ter o seu quê de problemático (ou seja, não incluiria a Pearl S Buck, mas devo ler Alan Paton). É um desafio no sentido literal do termo para mim, mas acho importante (cada vez mais!) sair do cânone ocidental :)

      O Siddhartha, a mim, não me convenceu. Tenho de rever o link do Orlando! Obrigada!

      Temos feito leituras bastante variadas e estou a gostar bastante do desafio nesse sentido :)

      Eliminar
    2. Ok, estava a ponderar o livro África Minha ou em reler o Coração das Trevas, mas nesse caso vou em busca de outro.

      **O meu é um menino siamês, Xagy :)

      Eliminar
    3. Nunca li o primeiro, mas acredito que, como o do Conrad, seja uma leitura interessante sobre as questões coloniais. Gostava de reler o Heart of Darkness um dia... ainda assim, não deixam de ser autores europeus e pretendia desafiar mesmo e levar a um outro ponto de vista :)

      Gatos são uma maravilha!

      Eliminar
    4. Bárbara, acho que encontrei uma boa fonte para escolher o livro de julho, e este sim vai ao encontro do teu desafio: https://www.ascleiden.nl/content/webdossiers/africas-100-best-books-20th-century#Top%20twelve%20list

      Aqui encontramos vários anteriores a 1970! Ontem só estava a encontrar obras a partir da década de 90.

      Vou ver se encontro o livro de Chinua Achebe, Things Fall Apart para o desafio de julho.

      Eliminar
    5. Bela lista, de facto, com muitas sugestões :) dois que eu já li (e que são também elegíveis) são o Nós Matámos o Cão-Tinhoso e o Luuanda (do Luandino Vieira, sendo que nessa lista está outro título dele). Asiáticos continuam a ser possibilidade para Julho; dois que nunca li mas que gostaria de ler um dia são o Yukio Mishima e o Junichiro Tanizaki.

      Eliminar
  2. Ainda ontem falava disso ao meu marido, que não estou a ver a Feira ocorrer em Agosto, não estou mesmo a ver...
    Foi um mês e cheio!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em total verdade, não me fazia mal nenhum não comprar livros este ano... :)

      Eliminar
  3. Mês que devia ter trazido a Feira do Livro de Lisboa e o Festival Internacional de BD de Beja sim, mas é da maneira que damos mais amor aos livros ainda por ler que temos na estante!
    Boa foto
    O Voices in the Evening parece interessante, pelo nome da autora (que desconhecia) nunca diria que é italiana
    Altos livros da G. Floy, o que mais me chamou a atenção foi o Roughneck, até porque é grande, mas principalmente pelo que li sobre; quero mesmo ler o Harrow County mas ainda não aconteceu, tal como continuar o Descender
    Quando é que lês o Cinzas, de Grazia Deledda? Quero muito ler!
    Óptimas recomendações para o mês de Sci-fi mas se tivesse de escolher uma obra seria a do Karel Capek sem dúvida
    "Teremos sempre Junho de 2021." Ahah sim
    Gostei muito do post

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Btw, fui eu que comentei, isto está estranho e não aperece o meu nome
      Diogo Martins

      Eliminar
    2. É verdade, e se não houver FLL este ano não acontecerá nada de mal às nossas estantes :p até diria que pode ser bastante benéfico!
      Boa foto porque é - a - Mimi! :p
      Pesquisei a autora e é por isso que sei :p hei de o ler em breve!
      O Roughneck, ao contrário dos outros Lemire que por cá tenho, é ilustrado pelo Lemire :o estou muito curiosa porque ainda só o conheço como storyteller!
      Em breve, espero :$ ando a braços com o meu desafio dos clássicos, e com o grande desafio que é A Piada Infinita!

      Eliminar
  4. Acho que não vai haver ajuntamentos porque em Agosto/início de Setembro ainda vai estar tudo a banhos, menos eu! E se controlarem as entradas como nos outros locais, haverá mais espaço. Digo eu... Seja como for, a menos que haja uma tragédia muito grande mesmo, lá estarei no 1º dia.
    A Mimi está a pensar que tem ali muita concorrência, que vais estar com as mãos ocupadas demasiado tempo, sem festinhas e atenção.
    Gostei de Depois do Divórcio da Grazia Deledda. É um estilo assim para o trágico.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui também não há banhos, embora tenha posto as minhas "férias grandes" para essa altura (não que fosse fazer diferença - não planeava ir a lado nenhum). Não sei, estou céptica... e não me vejo de máscara naquele calor infernal de Agosto.

      A Mimita sabe bem que há sempre espaço no meu colo para ela, o qual ela aproveita frequentemente :) ela gosta é de ir para cima daquela estante (embora depois tenha medo para descer) e é uma menina muito curiosa. E que gosta de BD!

      Estou bastante curiosa!

      Eliminar

Enviar um comentário