Avançar para o conteúdo principal

sete anos

Dia 14 de Junho (anteontem!!) fez sete anos que escrevo por estes lados.


Foi-me sugerido, em jeito de comemoração (e já em 2018...), escrever sobre os meus cinco livros preferidos de sempre, ou o preferido de cada um destes anos. Ambas as propostas são difíceis!

Optei pelo segundo desafio. Li, ao longo destes sete anos, e segundo o Goodreads, 457 livros. Fica difícil escolher sete (porque já passou algum tempo desde a altura em que a proposta era escolher cinco). Os anos aqui não são civis, são de Junho-a-Junho. Ora, vamos lá.

2013-2014

La porte étroite, de André Gide. Esta era fácil porque foi a releitura, em francês, de um dos meus livros preferidos de sempre. Rapaz apaixona-se pela prima, ainda crianças, e a prima arruína as chances de felicidade de várias pessoas através da sua devoção religiosa.

Menções honrosas:
We Have Always Lived in the Castle, de Shirley Jackson, deliciosamente escrito, deliciosamente macabro.
Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado, num regresso à escrita deste autor de quem sempre tinha gostado tanto.

2014-2015

Man's Search for Meaning, de Viktor Frankl. Novamente fácil, porque este livro se tornou numa referência para mim. Fundamental - uma história de sobrevivência a Auschwitz, sim, mas a perspectiva de um psiquiatra sobre o ocorrido e sobre aquilo por que passou. Este livro é sinónimo de esperança.

Menções honrosas:
Tanta gente, Mariana, o meu primeiro livro de Maria Judite de Carvalho, que é possivelmente a melhor autora portuguesa de todos os tempos. Sobre solidão.
Os da minha rua, de Ondjaki, primeiro encontro com este autor, que fala de um bairro com inocência infantil.
A Farewell to Arms, de Ernest Hemingway, a par de Fiesta: The Sun Also Rises um dos meus favoritos do autor. Um retrato de uma geração desfeita pela guerra, definida pela guerra.

2015-2016

The Hundred and One Dalmatians, de Dodie Smith. Maravilhosa aventura canina que em muito difere da versão Disney (embora não tão absurdamente como outras adaptações), é um livro de conforto, é fofinho, acolhedor.

Menções honrosas:
Tieta do Agreste, de Jorge Amado. Esqueçam a novela. Jovem expulsa da aldeia por promiscuidade volta feita filha pródiga vinte anos depois, rica.
Jules et Jim, de Henri-Pierre Roché. Esqueçam o filme, também aqui. Dois grandes amigos procuram o amor e encontram-no na mesma mulher.

2016-2017

Cold Comfort Farm, de Stella Gibbons, é uma espécie de comédia sobre uma rapariga que se vê órfã e decide, para não viver à custa da família, arranjar a vida dos seus familiares. Mete vacas com nomes, teorias da conspiração, romance e, como o título dá a entender, a vida numa quinta. (e aqui, podem ver o filme, que é engraçado)

Menções honrosas:
Rosemary's Baby, de Ira Levin, é a base de um dos meus filmes preferidos não obstante o realizador. Mulher fica grávida do diabo. Não sei se é terror, se é um thriller, sei que é incrível.
Gone with the Wind, de Margaret Mitchell, um clássico daqueles. Épico, inenarrável, Scarlett come terra e sabe que é demasiado cedo para desistir.
Wide Sargasso Sea, de Jean Rhys, uma maneira muito melhor de contar a história do amado da sonsa e insossa da Jane Eyre (e de dar uma voz, uma história, uma vida, à mulher no sótão que nunca ninguém quis compreender).

2017-2018

It Can't Happen Here, de Sinclair Lewis, o livro mais aterrador e realista que já li. Já tinha lido Main Street antes e adorado - mas a actualidade, o terror, a vontade de gritar que este livro dá são impossíveis de replicar em qualquer outro livro. Um fantoche populista sobe ao poder nos Estados Unidos, instaura-se uma ditadura.

Menções honrosas:
Um rapaz chamado Giotto, de Bimba Landermann e Paolo Guarnieri, um álbum infantil que dá a conhecer um pintor do qual, na verdade, se sabe muito pouco.
Les Trois Mousquetaires, de Alexandre Dumas, empolgante e incrível aventura de espadachins com que todos estarão de algum modo familiarizados. Dartacão, Dartacão!

2018-2019

Afirma Pereira, de Antonio Tabucchi, um belíssimo retrato da ditadura em Portugal e sobre como todos, mesmo os mais improváveis, podemos ser heróis.

Menções honrosas:
Os Armários Vazios, de Maria Judite de Carvalho, uma novella e não os contos a que me tinha (e tem) até então habituado.
War with the Newts, de Karel Čapek, uma sátira distópica que cruza ficção científica com política e toca no despertar do fascismo.
Novas Cartas Portuguesas, de Maria Velho da Costa, Maria Isabel Barreno e Maria Teresa Horta - e não devia ter de explicar o porquê.

2019-2020

Stoner, de John Williams, um livro magistral sobre a vida, a morte, e tudo o que acontece pelo meio. Stoner é um herói.

Menções honrosas:
The Princess Bride, de William Goldman, uma aventura divertida e intemporal sobre raparigas bonitas, vingança, duelos de espadas, tortura, amor de verdade, etc, etc.
The Boys from Brazil, de Ira Levin, porque Ira Levin é brilhante e esta é possivelmente a única obra de ficção que envolve nazis que vale a pena ler.
How to Be Both, de Ali Smith, a minha primeira experiência com a autora e uma surpresa enorme, uma obra com múltiplas camadas de dualidade e história da arte pelo meio.


Aos que ainda lêem blogs e, em particular, lêem o meu, muito obrigada!

Comentários

  1. Sim, porque os que ainda lêem blogues são bichos em vias de extinção, não é? E os que escrevem em blogues também!
    Gostei muito de ver o teu top. Acho que és a única pessoa que casca na Jane Eyre. Eu não a acho assim tão fenomenal, pois acho que acabou a levar os chinelinhos ao maridinho, mas continuo a dizer que a culpa toda é do Rochester.
    Li o Jules e Jim há tanto tempo, que nem me lembrava que o tinha!
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos os novos dinossauros!
      A Jane Eyre é uma moça que chegou a pensar ir educar (evangelizar? colonizar?) garotos na Índia e depois de ficar foi tornar-se enfermeira pessoal de um cego estropiado. Um cego estropiado que maltratava a primeira esposa. Não me convence...9
      Li o Jules et Jim duas vezes - a primeira em inglês, emprestado por um amigo :)

      Eliminar
  2. Aprovo lista e fiquei curioso de ler Ira Levin (ambos).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só no fim me apercebi que incluí dois do Ira Levin. São ambos merecedores.

      Eliminar
  3. Parabéns pelos sete anos!
    Adorei a lista, quase toda repleta de títulos desconhecidos para mim e que vou explorar garantidamente. Tenho It Can't Happen Here, de Sinclair Lewis na lista de leitura, apenas tendo por referência o Nobel, depois de ler a tua breve súmula tenho mesmo de o ler, creio que a realidade e a ficção se encontram estranhamente próximas neste caso (pensando no fantoche imbecil que atualmente governa aquele país).
    E venham mais anos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! :)
      O It Can't Happen Here é maravilhoso. Eu já tinha lido (talvez em 2012?) o "Main Street", do autor, que também é belíssimo, e ainda tenho o "Babbit" na estante por ler. O paralelismo da situação voltou a trazer o título em força, mas é um livro que nunca devia ter ficado esquecido, bem como o autor. É muito poderoso.

      Eliminar
  4. Parabéns pelos 7 anos de blog!
    Dos que referes, li e gostei muito de «Sempre vivemos no castelo», «O homem em busca de um sentido» e «Rosemary's baby». Fiquei curiosa com o 101 dálmatas (já tinha adicionado o bambi à minha wishlist por causa da tua review) e com o Tieta do Agreste (mas não sei se é sensato adicionar mais um livro do Jorge Amado à minha wishlist que já tem uns 10 livros dele...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ter Jorge Amado na wishlist, para mim, só quando realizar o sonho de completar a colecção... sempre que o encontro (alfarrabistas ou, antes, na banca da Europa-América nas feiras - e arrependo-me IMENSO!!! de não ter comprado mais quando podia...). O Tieta é fabuloso e precisa de lugar na wishlist; ainda por cima, é dos mais fáceis de encontrar dele, actualmente :)
      O 101 Dálmatas é giríssimo, e é uma espécie de trilogia. O segundo livro ainda é engraçado, o terceiro já não tem nada a ver, infelizmente.

      Eliminar
  5. Venho mega atrasada a este post, mas muitos parabéns!
    Adorei ver a lista de livros favoritos ao longo dos anos :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário