Avançar para o conteúdo principal

Afirma Pereira (GN)



Altura ideal para ler o livro, acrescente-se.

Rapidamente, tornou-se um favorito. A vontade de ler esta adaptação a Novela Gráfica (pela mão de Pierre-Henry Gomont) já era grande: verdade seja dita, foi o lançamento, por parte da G.Floy, desta adaptação, que me deu nova vontade de ler o romance, que não fazia sequer parte das minhas estantes (mas que, graças ao meu namorado, rapidamente lá chegou).

A narrativa de Antonio Tabucchi, portanto, já era minha conhecida: Pereira, o anti-herói, o jornalista gordo e apolítico, a cidade de Lisboa deserta no Verão, como sempre, sob um sol abrasador e um calor opressivo - opressivo como o regime político. Pereira sente o calor, mas, até conhecer Monteiro Rossi, não conhece o regime.

 

A alguns KMs de distância, no país vizinho, a Guerra Civil espanhola, um pano de fundo nunca presente, mas que serve de mote às acções de Monteiro Rossi e da sua namorada Marta, recordando-nos a ligação e interacção entre os dois países, o modo "silencioso" com que Salazar apoiava o regime Franquista. Países separados, mas historicamente inseparáveis.

As ilustrações mostram um estudo maravilhoso e extremamente bem feito sobre Lisboa, cidade que me viu nascer, crescer, e onde habito há quase 29 anos. É, sem dúvida, a Lisboa abafada da época estival, o sol e a luz dourados, o Terreiro do Paço no seu esplendor amarelo, contrastando com as cores frias que se lhe opõem, na dureza do regime.

 

Salienta-se mais nas ilustrações: a forma perfeita como são transmitidos os dilemas morais de Pereira, os vários "eus" a lutar pela hegemonia, a falar com ele, tal como fala com ele o retrato da sua falecida esposa.

O romance original é perfeito - a adaptação não fica nada atrás. Leitura absolutamente recomendada.

5/5

Podem comprar esta edição aqui.

Comentários

  1. Espectacular :) fiquei com vontade!

    Ass: Carolina Paiva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carolina, esta obra é maravilhosa - tanto o original, como esta adaptação. Recomendo imenso!

      Eliminar
  2. Desconhecia mas parece-me muito bem! Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo imenso ambos - o romance e a novela gráfica! É uma obra maravilhosa em ambos os meios :) beijinhos!

      Eliminar
  3. ainda só li uma novela gráfica mas confesso que esta deixou me curiosa , vou apontar na minha lista de livros :D

    Já estou a seguir o teu blog , beijinhos ♡ O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual? :)

      Esta adaptação é maravilhosa - talvez seja a novela gráfica ideal para quem não quer ler obras muito "fantasiosas" ou tem receio desses aspectos em novelas gráficas. O romance do qual parte é, também, muito muito bom.

      Obrigada, Marina! beijinhos :)

      Eliminar
  4. Tenho aqui para ler e voltarei cá para comentar quando o ler :p

    ResponderEliminar

Enviar um comentário