Avançar para o conteúdo principal

2018 | os melhores do ano

2018 foi um ano muito atribulado a nível pessoal, mas foi também o ano em que li mais livros e fiz várias descobertas literárias.


Assim, deixo-vos com pequenos tops do ano. Os vários livros não estão por ordem específica, mas arbitrária - não interpretem como um top literal, mas como os cinco que me ocorreu recomendar. Peco por, dado o atraso absurdo nos posts deste blog, não ter ainda reviews publicadas para todos.


TOP 5 MULHERES
Livros de autoras mulheres.




TOP 5 DESCOBERTAS
Livros que eu li sem saber ao que ia, ou num género totalmente novo, ou por autores que desconhecia por completo/me assustavam.




TOP 5 NOVELAS GRÁFICAS
Um género que descobri este ano, basicamente, e que portanto merece o seu próprio lugar de destaque.




TOP 5 AUTORES LUSÓFONOS
Autores lusófonos - aos quais, antes de 2015, não dedicava quase tempo nenhum.




TOP 5 INFANTIL-JUVENIL
Este ano foi riquíssimo neste meu guilty pleasure.




TOP 5 GERAL
Livros maravilhosos que, por um motivo ou por outro, não encaixei nas categorias acima.



Comentários

  1. Também tive um ano desgastante, mas os livros salvaram-me como sempre. São a minha meditação e o meu soporífero.
    Este ano também descobri o Valério Romão, com O da Joana, que me impressionou imenso e me faz querer tudo dele.
    Já no fim do ano li a Ms Marvel e quero sem dúvida saber como é que aquela miúda vai conciliar a família tão tradicional e controladora com a sua vida de super-heroína!
    O livro que passou do ano velho para o ano novo foi o Nervo Ótico e está a ser uma óptima companhia.
    Boas e muitas leituras para 2019!
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que os livros estejam sempre cá para nos apoiarem, Paula :)
      O do Valério (ou da Joana, vá), irá imediatamente para wishlist, a tal muito longa para a Feira do Livro, porque tenho mesmo de descobrir mais da sua obra!
      Ansiosa pelo próximo Ms. Marvel - quero mesmo saber como ela vai conseguir vencer o super vilão arraçado de pássaro e cumprir as regras rígidas dos pais!
      O meu foi "The Secret History", de Donna Tartt. Acabei agora. É sólido, mas teve pontos que julguei desnecessários...

      Eliminar
    2. E boas leituras, e bom ano, claro! Espero que gostes d'O Nervo Ótico :)

      Eliminar
  2. Este ano leste tanto mas tanto, ainda mais que em anos anteriores o que já por si é assinalável
    Parece-me que leste também muita literatura de qualidade, pelo menos gostaste e isso é o mais importante; começando pelo fim, pelo top 5 geral tenho a dizer que A Casa de Bernarda Alba é muito bom, também gostei muito, até fomos ver a peça e tudo :p o Afirma Pereira ofereci-te :p e quero muito ler, as Destemidas também gostei muito, ao ponto de te emprestar e tudo :D, o Just Kids ainda não publicaste review mas pelo que já me contaste parece ser um livro must, principalmente para quem gosta da sua obra, foi dos melhores concertos que já vimos, Patti Smith no Primavera, um concerto que nunca esquecerei, e por último Frida Kahlo, mais uma artista que admiro, gostava muito de ler esse

    Gosto como te referes ao infantil-juvenil como guilty pleasure; os Mauzões são do melhor que já li, ao ponto de me rir mesmo a ler aquilo, o Pinocchio é um clássico e também gostei muito quando li, muito mais dark que o filme da Disney como aliás penso que referiste na altura, quanto ao Lucas Scarpone estou mesmo ansioso por ler pelas razões que sabemos :p os outros dois também gostava de ler também por tudo o que representam, o do David Machado faz-me logo lembrar a primeira vez que fomos juntos ao Zoo e vimos aquilo rino bebé e o Querida Leonor compraste na UMAR e eu admiro-te imenso e fico muito feliz por me teres dado a conhecer toda a causa e todos os teus ideais

    Top 5 autores lusófonos, algo que realmente temos - como que em reading dates à distância mas de autores diversos muitas vezes - tentado ao longo destes últimos anos descobrir, descobrir mais a nossa literatura e da nossa língua, juntos e gosto muito disso
    O da Maria Judite de Carvalho é soberbo a muitos níveis e merece todo o destaque, li também o Dez razões para aspirar a ser gato e foi bom (obrigado pelo empréstimo :p), o SINtra também até por tudo o que envolve, o gostarmos imenso de Sintra e termos conhecido os autores e tudo, alto livro autografado :p Quanto aos outros dois livros ando ansioso por ler Clarice Lispector porque gostas tanto e falas tão bem das obras dela, o Romance da Raposa também me ficou como super interessante para ler! Tanto o que leste como a obra original

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As novelas gráficas, este ano foi delas! E para os dois, todo um novo mundo que fico muito feliz por termos aderido por assim dizer
      Gostei muito do Amadora BD :p
      Do teu top só não li o Afirma Pereira, nem a versão original nem esta novela gráfica mas, como já disse mais atrás, quero muito ler ambas! Destaco desde logo o Descender porque também o acabei de ler mas porque é muito especial mesmo; o Dampyr é também ele especial porque são aventuras em Portugal e dá um toque muito pessoal quase ao livro, e porque é bom e gostei muito também; No Caderno da Tangerina é daqueles que se lê num piscar de olhos mas fica na memória e isso quer dizer muito, é dark o livro, gostei bastante também (obrigado mais uma vez por me teres emprestado :p) e por fim o Como Falar com Raparigas em Festas, gostei também mas estava à espera de mais, gostei mais do filme que vimos baseado (até certo ponto) no livro e isso é quase um sacrilégio dizer mas sim, gostei mais do filme do que do livro

      Top 5 descobertas, fico tão feliz por teres gostado do Karel Čapek, do livro Correr também por falar não só do grande Emil Zátopek mas também dessa modalidade olímpica que é o atletismo, O Ms Marvel acho uma ideia muito bem pensada e estou curioso, o Umberto Eco é um grande nome que nunca li mas gostava um dia e o Krabat é um must pois gostei imenso da review que fizeste do livro há uns tempos!

      Por último mas não menos importante um top 5 de mulheres escritoras, aplaudo este top desde logo por toda a razão histórica associada e também eu tento ler mais mulheres, e uma das que já li – e a única no teu top – foi a Elizabeth Browning, aliás até fui eu que te emprestei esse livro :p gostei muito; quanto às restantes estou bastante curioso com O Nervo Ótico, que já me emprestaste por isso não tenho desculpa, o The House on Mango Street idem, tanto ao estado de curiosidade como ao estado de empréstimo! A Alice Vieira é uma autora de quem gostas muito e por isso tenho quase o dever por mim - para mim imposto de a ler porque quero descobrir o teu encanto por ela e porque para além de ser mulher é portuguesa e quero sempre conhecer mais a nossa literatura
      As Novas Cartas Portuguesas são um livro essencial

      Gostei do post, gosto sempre quando fazes coisas deste género, a maior parte dos livros referidos causam-me imensa curiosidade mesmo
      Feliz ano de 2019, com boas leituras :p

      Eliminar
    2. Bem rude, eu, só a responder agora :(
      Li ridiculamente muito este ano, é um facto, mas é sempre melhor qualidade do que quantidade! Não houve nada de particularmente péssimo este ano, mas houve algumas desilusões, e se tivesse lido apenas os 30 livros acima teria ficado contente!
      É verdade, lembras-te de quando fomos ver a peça? :p muito obrigada pelo livrinho do Antonio Tabucchi, sem dúvida enorme favorito, não só do ano, mas de sempre! Excelente concerto da Patti sim :p o livro é muito bom embora não entre em aspectos do seu processo criativo ou assim, é mesmo uma memória da sua vida, da sua juventude. Hei de te emprestar o da Frida, bem como outros que queiras :p

      É guilty pleasure mas é super assumido :p tens de continuar a ler Os Mauzões e ler Lucas Scarpone :o que não sendo brilhante, é engraçado. O da Leonor de Almeida Portugal sinto que devias ler, é lindíssimo e de leitura rápida, e eu tenho de continuar a ler e a fazer essa colecção! Muito obrigada pelo Pinocchio :p

      Quanto aos leitores lusófonos sabes que ainda apresento reticências quanto a autores portugueses, preferindo geralmente outras lusofonias, mas o top deste ano contraria isso um pouco, porque quatro dos cinco são portugueses :o hás de ler Clarice (este foi o meu preferido de tudo o que já li dela) e a raposinha :p também gostaria de ler o original!

      Quanto às novelas gráficas, foste tu o grande impulsionador, convenhamos :p tendo-me mesmo emprestado o Dampyr e também o Destemidas e o SINtra, bem como outros que infelizmente ainda não li. Percebo o que dizes do Como Falar com Raparigas em Festas, foi o que gostei menos no top, mas gostei muito na mesma, se é que faz sentido :p gostei muito da arte, gostei muito do conceito, talvez ter lido a short story original depois tenha ajudado de alguma maneira! O filme foi muito estranho e interessante ao mesmo tempo.

      Tenho de te emprestar o Ms Marvel :o e o Krabat :p o RUR/Newts agradeço imenso teres-me emprestado, foi uma leitura muito, muito boa mesmo. Os outros infelizmente foram cortesia da biblioteca :$

      Lembra-me de te emprestar Alice Vieira um destes dias! Será um livro infantil, é certo, sendo que eu ali destaquei a sua poesia, mas é um livro que eu adorava em criança e que acredito que manterá ainda a sua magia. Quanto ao Nervo Ótico e ao Mango Street, ainda por cima são fininhos, não há mesmo desculpa :p obrigada pelos Sonetos!

      Feliz 2019, com bons livros e de preferência comigo :$ :p

      Eliminar
    3. Não faz mal Ba ora, gostei muito da resposta!
      Lembro claro :p
      Obrigado e igualmente, que tenhamos mais reading dates juntos, são as pequenas coisas da vida :p

      Eliminar
    4. Que saudades de sair contigo do trabalho e ir para Carcavelos, eu a ler Cem Anos de Solidão, tu a ler o do Sniper :p

      Eliminar
  3. Olá Bárbara!
    Ainda não li nenhum deles mas fiquei com curiosidade em ler O Nervo Ótico desde que li a tua opinião e quero muito conhecer Valério Romão. E Maria Judite Carvalho é para continuar a ler e esse mesmo que destacaste.
    Um excelente 2019 cheio de grandes leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sandra! Que 2019 te traga excelentes leituras - quiçá alguma dessas :) - e novas oportunidades para nos revermos! Grande beijinho!

      Eliminar
    2. Assim espero Bárbara tanto em relação às leituras como ao reencontro. Jinho

      Eliminar

Enviar um comentário