Avançar para o conteúdo principal

Antologia Poética de Gabriela Mistral

O primeiro laureado com o Nobel da Literatura na América Latina foi uma mulher.


"for her lyric poetry, which inspired by powerful emotions, has made her name a symbol of the idealistic aspirations of the entire Latin American world"

Tinha, por tudo isto, curiosidade acerca do trabalho de Gabriela Mistral, que nasceu Lucila Godoy Alcayaga. Mais que isso: diplomata, humanista e foi professora de Pablo Neruda. Segundo percebo, não foi uma figura particularmente popular no seu país, tendo-se afastado com a sua carreira e morrido em New York, onde trabalhava como cônsul. Também foi cônsul em Lisboa, nos anos 40.

A sua vida é sem dúvida interessante, em particular a sua carreira; a sua poesia não me tocou.

Este volume é uma antologia, e reúne Desolação (Nova Iorque, 1922), Ternura (Madrid, 1924), Tala (Buenos Aires, 1938), Lagar (Santiago do Chile, 1954) e Poema do Chile (Barcelona, 1957). Tem uma introdução da própria autora, intitulada "Como escrevo".

Gostei muito da introdução e fiquei com expectativas elevadas:

Escrevo sobre os joelhos e a escrivaninha nunca me serviu para nada, nem no Chile, nem em Paris, nem em Lisboa.
Escrevo de manhã ou de noite, e a tarde nunca me deu inspiração, sem que eu entenda a razão da sua esterilidade ou dessa má vontade para mim.
Creio nunca ter escrito um verso num quarto fechado ou cujas janelas dessem para uma horrível parede; afirmo-me sempre num pedaço de céu, que o Chile me deu azul e a Europa me dá manchado. Melhoram os meus humores quando fixo os velhos olhos num grupo de árvores. (...)

Confesso que não sabia exactamente ao que ia, e já todos estão mais que fartos de saber que tenho sérias dificuldades em apreciar poesia... aqui, o meu problema prendeu-se especialmente com as temáticas. Estas prendem-se com a maternidade, a vida, a morte, o amor materno, o amor a Deus, e, acima de tudo - e em torno de tudo - a religião. Há muita poesia dedicada ou sobre Deus, especialmente na primeira parte deste livro, Desolação, o que não me causou a melhor primeira impressão possível.

Em montanhas me criei,
mais de três dúzias se erguiam.
Parece que nunca, nunca,
embora escute os meus passos,
as perdi, nem quando é dia,
nem quando é noite estrelada,
e embora veja nas fontes
a cabeleira nevada,
não fugi nem me deixaram
como filha mal lembrada.

E embora sempre me chamem
uma ausente e renegada,
possuí-as e ainda as tenho,
persegue-me o seu olhar
ao longo da minha estrada.

--- Montanhas Minhas

É talvez demasiado místico, filosófico, religioso; noutras partes, que me apelaram mais, Mistral relata o campo, a agricultura, o Chile e a América do Sul. São poemas na sua maioria tristes ou amargos, que falam também frequentemente de crianças. Gabriela fora professora, no Chile, mas nunca casou e nunca teve filhos - sente-se algum rancor ou tristeza por este facto em vários dos seus poemas. Talvez demasiada da dor de Mistral esteja nesta obra; talvez demasiada da sua faceta de professora, por parecer, em vários dos poemas, que explica as coisas.

É, de qualquer modo, interessante, mas não é, de todo, para mim.

2/5

Podem comprar uma outra edição, em espanhol, aqui.

Comentários

  1. Excelente começo de post, desconhecia tal facto
    Ela foi professora de Pablo Neruda mas professora de quê em concreto, sabes? Fiquei curioso
    Foi cônsul em Lisboa, fixe; até agora no que toca a factores externos à obra em si parece uma mulher interessante de investigar, aliás como dizes mais à frente estou a notar agora
    Bela introdução sem dúvida
    Até gostei do poema Montanhas Minhas
    Gostei muito da tua conclusão, que pode explicar muito dos seus poemas mas não sendo eu um fã até hoje de poesia passo este livro :p mas é uma review muito interessante, que me deu a conhecer esta mulher e embora, lá está, não seja fã de poesia, do que li do que escreveste dela até gostei por isso é um passo por agora mas nunca se sabe o futuro!
    Obrigado por enriqueceres mais o Mundo :p bué lame? Às vezes a verdade tem as suas maneiras misteriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela foi professora primária, portanto terá sido essa a educação que deu ao Neruda :p
      A vida dela é de facto interessante, e eu desse poema gostei (daí ter escolhido partilhar precisamente esse, e não outros).
      Também não sou a maior fã de poesia, não sou a melhor pessoa para opinar, mas as temáticas não me disseram muito...
      A verdade não tem maneiras tão misteriosas como o risquinho :$ tu sim tornas o mundo mais rico :o

      Eliminar
    2. Ahah que lame mas obrigado Ba :p estamos no teu blogue e é para falar de livros no entanto! Continua o bom trabalho :p

      Eliminar

Enviar um comentário