Avançar para o conteúdo principal

2019 | Maio

Maio foi o mês em que decidi começar a aprender italiano (e, por isso, entre outros motivos, li um bocadinho menos).


Comprados & Recebidos

Ui!

Após uns problemas com os CTT, recebi a colecção Batman: 80 Anos, da Levoir. Destaco o profissionalismo com que agiram nesta situação menos agradável.

Recebi, da Porto Editora, O Primeiro Homem, adaptação a novela gráfica da obra de Albert Camus por Jacques Ferrandez (o mesmo autor da adaptação, que tenho em francês, d'O Estrangeiro). Do meu amor, em prenda só-porque-sim, as Sonata de Otoño / Sonata de Invierno do Valle-Inclán (referência aqui). Da Bertrand, a reedição de Terras do Demo, de Aquilino Ribeiro.

Para me preparar para dar as boas vindas a um certo gato na minha vida, adquiri The Brothers Karamazov, de Dostoevsky, na tradução Pevear & Volokhonsky. Para um clube de leitura incrível, Sabrina, de Nick Drnaso.

Decidi experimentar a subscription box Books That Matter, com a qual veio The Water Cure, de Sophie Mackintosh. É uma distopia - estou muito curiosa! Da Gailivro, Stranger Things: Mentes Inquietas, um livro oficial de Stranger Things, em preparação para a terceira temporada. O segundo volume de Hilda, de Stephen Davies, intitulado O Grande Desfile, também chegou cá a casa.

Da melhor irmã da internet de sempre, a Rita, em jeito de enxoval gatinho para futura adopção, Treine o Seu Gato, de John Bradshaw e Sarah Ellis, e os volumes 1 e 2 de Capitão América: O Soldado de Inverno, de Ed Brubaker. Quase choro.

E, pela primeira vez, fui aos primeiros dias da Feira do Livro, por motivos de livros do dia. Adquiridos: Questões de Género, de Judith Butler, Histórias da Meia-Noite, de Machado de Assis, Vozes de Chernobyl, de Svetlana Alexeievich, Contos, de Clarice Lispector, Verão no Aquário, de Lygia Fagundes Telles, um livro de peças de Gil Vicente e Watchmen, de Alan Moore.


Lidos

Mês variado e poliglota. Comecei o mês a terminar uma leitura em francês: Le Dernier Jour d'un Condamné, de Victor Hugo, leitura forte sobre a pena de morte. De seguida, numa leitura mais leve, The Midnight Kittens, de Dodie Smith, a suposta terceira parte de The Hundred and One Dalmatians (mais sobre isso numa review dedicada, em breve).

Em literatura portuguesa, Novas Estórias Açorianas, de Carlos Alberto Machado, e Nadar na Piscina dos Pequenos, de Golgona Anghel. Para o projecto Uma Dúzia de Livros, li Elizabeth and Her German Garden, de Elizabeth von Arnim.

Li, da biblioteca, o segundo volume das Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes. Hei de comprar estes volumes, no futuro, porque apesar de algumas falhas gostei muito de ambos, e acho que valem a pena. Em novelas gráficas, li finalmente Marvels, de Alex Ross. Comecei também Sabrina, de Nick Drnaso (que só viria a terminar em Junho), e li Hilda no próprio dia em que chegou.

Comecei ainda a ler The Awakening and Other Stories, de Kate Chopin (comecei pelas other stories), que estava nas minhas leituras desejadas há muito tempo, mas o ritmo de leitura (do mês em geral) foi mais lento do que eu esperava. Também dei início à leitura de Treine o Seu Gato.


Outros

Mês calmo em termos de "outros": possivelmente um bom descanso antes de Junho com os seus muitos eventos incríveis (Festival de BD de Beja, Feira do Livro com a sua Hora H, e festivais de música que se aproximam).

No entanto, tornei-me afiliada Bertrand, pelo que de há uns dias para cá têm visto links para aquisição pela livraria online da Bertrand (podem-me apoiar a qualquer momento, sem qualquer prejuízo para vocês), e faço também parte da comunidade de bloggers.

Comentários

  1. E o gatinho não tem direito a foto? ;-)
    Quando me tiver restabelecido da subida/descida da FLL com uma mochila e um saco, venho comentar com calma as tuas outras aquisições.
    Estás a tirar o italiano no Instituto Italiano? Andei lá vários anos, mas já estou destreinada e misturo francês com italiano que é uma beleza. Ah ah!

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de assinar. Paula.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O gatinho é um bonitão, mas actualmente ainda reside com a pessoa que cuida dele :) virá para estes lados daqui a uns meses, e vamos ser todos (eu, ele e tu!) sensivelmente vizinhos!

      Estou a aprender de forma lenta e auto-didacta, que não é o melhor, mas neste momento é o que há. Sei demasiadas meias-línguas e não me devia enfiar em mais uma, mas...

      Ansiosa por saber o conteúdo dessa mochila e saco! :)

      Eliminar
  3. A mochila e o saco já estão devidamente escondidos para o meu marido não ver o descalabro. É que já não é a primeira mochila... Ah ah!
    Bela notícia, até porque nenhum lar feliz está completo sem um bichinho. Mas já estás como eu: ainda não tinha saído da casa da minha mãe, já tinha um cão e um gato apalavrados! Falando em gatos, comprei ontem As Horas Nuas da Lygia Fagunde Telles, que tem um chamado Rahul. :-)
    Mas é uma língua tão bonita, o italiano! Vale a pena.
    As Vozes de Chernobyl é das coisas mais revoltantes que já li.
    Li há muito, muito tempo, quando gostava mais de literatura latino-americana, um do Valle-Iclán, Tirano Banderas.
    E estás a gostar do contos da Kate Chopin? Li há pouco um livrinho chamado Meias de Seda e fiquei rendida.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha, devidamente escondidos! Como te compreendo... infelizmente dei por mim a tornar esse tipo de conteúdo público por cá!
      Ele precisa muito de uma casa (vive numa garagem, foi atropelado há uns meses e está agorafóbico), já o fui conhecer e visitar duas vezes a Alcobaça :) claramente a Lygia também gosta de gatos!
      Estou a avançar muito lentamente :) mas é de facto uma língua bonita!
      Como foi a experiência com o Valle-Inclán? Gostei muito dos contos - alguns mais do que outros, como é costume -, tendo inclusive lido esse das Meias de Seda. A mãe que se apanha com dinheiro e cede aos seus próprios desejos e necessidades, quando dava tudo para os filhos...
      O The Awakening será lido em breve, comecei pelos contos :)

      Eliminar
    2. Só gosto de histórias de animais que acabam bem, e tenho a certeza de que a do bonitão convosco vai ser uma delas! <3
      Do Valle-Inclán lembro-me que era uma história violenta, mas sendo um tirano na América Latina, não é de admirar.
      Também quero ler o The Awakening e mais contos da Kate Chopin em breve. Achei-a muito especial.
      Paula

      Eliminar
    3. Enviei e-mail para o apresentar :)
      Este do Valle-Inclán é sobre o original Marquês de Bradomín, por isso espero violência e Don Juanismo!
      Para o The Awakening tenho elevadas expectativas - dos contos gostei muito :)

      Eliminar
  4. Ainda não comprei nada na feira, mas este ano só tenho livros do dia debaixo d'olho!

    Não conhecia essa subscription box, tenho de pesquisar.

    Li alguns ensaios da Judith Butler e não gostei muito da escrita dela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço um misto: há muito que compensa em Hora H (nomeadamente qualquer coisa que se queira comprar na Leya), mas infelizmente há editoras mais arbitrárias naquilo que incluem em Hora H...

      Estou a achar as escolhas bastante interessantes :) há poucas subscription boxes que enviem para Portugal, e a maioria das que o fazem são young adult ou assim... e não é um género que me apele, de todo.

      Que pena! :( tenho muita curiosidade quanto a este...

      Eliminar

Enviar um comentário