Avançar para o conteúdo principal

2020 | Janeiro

Janeiro, o mês que dura 90 dias.


Recebidos & Comprados

Janeiro foi um mês intenso de novidades na estante, começando logo no dia 2, em que conheci o amigo do instagram Marco Severo, que trouxe gentilmente alguma leitura brasileira para a minha estante: Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, Meninas e Ciranda de Pedra, de Lygia Fagundes Telles, e o seu próprio e mais recente livro de contos, Se eu te Amasse, Estas São as Coisas que eu te Diria. Também em amizades, meti finalmente as mãos em cima do Nova Lisboa, do Alex Couto.

Em novidades editoriais, tenho a versão de bolso de Uma Abelha na Chuva, de Carlos de Oliveira, a edição à la Eça de Queirós de Uma Família Inglesa, de Júlio Diniz, e a versão novela gráfica do Handmaid's Tale, edição portuguesa da Bertrand.


Lidos

Comecei o ano a ler Dylan Dog: Até que a morte vos separe, cuja opinião está já obviamente atrasada. Para o meu projecto dos clássicos, li Vathek, de William Beckford, numa experiência infelizmente mediana. O mês foi "salvo" com o Vol. IV da Obra Completa de Maria Judite de Carvalho, que inclui dois maravilhosos conjuntos de crónicas e com o magistral Stoner, de John Williams.


Ao longo do mês fui ainda lendo, lentamente, Watchmen, que estou longe de terminar.


Ler os Clássicos 2020

O tema de Janeiro foi um livro anterior a 1800. Eu li o Vathek, como já deverão saber. Aqui fica o que outras pessoas leram:

Safo ; Hamlet, de Shakespeare; As Metamorfoses, de Ovídeo ; Praise of Folly, de Erasmus de Roterdão ; Antígona, de Sófocles ; Candide, de Voltaire ; Macbeth, de Shakespeare ; A Castro, de António Ferreira

Se houver outras obras/participações, avisem (e se houver links, eu meto aqui)!

Para Fevereiro, o tema é um clássico russo. Os russos costumam intimidar, porque inconscientemente pensamos logo em Guerra e Paz, ou em calhamaços afins. Eu já li o Guerra e Paz, e podia aproveitar para ler o também longo Anna Karenina - mas vou-me finalmente debruçar sobre Dead Souls, de Gogol. Infelizmente, li muito russo anteriormente à concepção deste blog, pelo que nem todas as recomendações abaixo terão link - mas são todas consideravelmente mais curtas que os acima mencionados.

Mikhail Bulgakov - The Master and Margarita (amplamente recomendado)
Dostoevsky - White Nights
Vladimir Nabokov na sua fase russa (por exemplo, Mary)
Mayakovsky
Aleksandr Solzhenitsyn - One Day in the Life of Ivan Denisovich
Chekhov - peças (ou contos)


Outro livro que poderei ler (dependendo do tempo que conseguir para leituras ao longo do mês) é esta antologia de contos russos da E-Primatur:


Outros

Quero levar a minha cadela a passear à Livraria da Travessa, onde ainda não fui. É tudo.

Comentários

  1. Quero muito essa versão novela gráfica do Handmaid's Tale! E vou tentar participar este mês no teu projecto com um clássico russo, vou pegar em "O Jogdador" do Dostoiévski :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li ontem. Já li o original há mais de sete anos, pelo que tenho mais presente a série, mas está muito fiel ao livro original. Pode chocar quem só conheça a série, pelas diferenças :) mas está muito boa, gostei.
      Boa! :D esse nunca li (acho que o meu namorado já, no entanto)!

      Eliminar
  2. Literalmente à Livraria da Travessa? Deixam entrar? Realmente há vários locais onde já deixam os canitos passear. Eu fui lá no outro dia comprar o livro da Aline Bei, do qual gostei muito. Portanto, claro que aplaudo as tuas aquisições brasileiras, das quais só li a Ciranda de Pedra.
    Estou tão indecisa com os russos/as russas em Feveiro que, por seu lado, parece ter apenas 15 dias!
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Literalmente lá!! Vi no Instagram que tinham uma foto de um cão lá dentro, então perguntei-lhes. São pet friendly :) tal como todas as Bertrand - mas muitas ficam em centros comerciais que não aceitam cães... (o Alegro Alfragide é pet friendly e não tem uma Bertrand, o Forum Sintra - que agora é Alegro Sintra - tem uma Bertrand e não é pet friendly).
      Quero muito ler mais da Lygia, que andava esgotadíssima por cá. O Marco foi impecável e generoso - dei-lhe alguns nomes e ele anuiu!
      Concordo, Fevereiro é ridiculamente curto e ninguém merece! De russos, infelizmente, li mais Nabokov, que não conta assim muito, e dos calhamaços aterradores, que não queria recomendar para não assustar ninguém :) contos do Chekhov, peças?

      Eliminar

Enviar um comentário