Avançar para o conteúdo principal

2019 | Janeiro

Começar o ano.


Recebidos & Comprados

Em troca de amigo secreto, a Alexandra deu-me Mulheres Viajantes, de Sónia Serrano - um livro que eu tinha descoberto no blog dela e cuja premissa me tinha fascinado. Obrigada de novo, Alexandra <3

Para acrescentar à lentamente crescente biblioteca da Tinta da China, O Chão dos Pardais, de Dulce Maria Cardoso, autora que quero muito ler.

Meses houve em que me portei melhor em termos de compras. Após a falência da Goody, comprei, em semi-desespero, As Melhores Histórias de Donald e Tio Patinhas, de Don Rosa. Valeu cada cêntimo, no entanto, e nesse sentido, não me arrependo.

Das promoções da Bertrand, ambos muito baratos: O Falecido Mattia Pascal, de Luigi Pirandello, e Uma Gata, um homem e duas mulheres, de Jun'ichirō Tanizaki. Ambos estavam na minha wishlist há anos, e o último será uma adição à minha crescente biblioteca de temática felina.


Lidos

Mês bastante produtivo em termos de leituras: terminei The Secret History, de Donna Tartt. Opinião já disponível, dado que, milagrosamente, parece que até estou perto de recuperar os posts em atraso!

Li o meu primeiro mangá, o primeiro volume de Sailor Moon, que o meu namorado me deu pelo Natal, e foi nostálgico e maravilhoso. Também nostálgico, As Melhores Histórias de Donald e Patinhas.

Li, para alguns projectos (o The Bibliophile Club e Uma Dúzia de Livros) A Cidade das Mulheres, de Christine de Pizan.

Voltei a ler Jorge Amado, dos muitos livros do autor que tenho (felizmente) acumulado nos últimos anos: Farda Fardão Camisola de Dormir, sátira política. Voltei também a ler William Faulkner, anos depois de The Sound and the Fury ter entrado directamente para os meus livros preferidos: As I Lay Dying, mais uma saga familiar.

Dediquei-me à colecção Bonelli da Levoir: li Dylan Dog: A Saga de Johnny Freak e Le Storie: Sangue e Gelo. Ainda nas novelas gráficas, O Farol / O Jogo Lúgubre, de Paco Roca, um conjunto intrigante de duas histórias passadas durante a Guerra Civil Espanhola.

Juntei ainda a leitura de um volume das Grandes Vidas Portuguesas, da Pato Lógico, sobre Ana de Castro Osório, da autoria de Carla Maia de Almeida, com a leitura de um livro de contos da autora que me fora dado em criança, O Príncipe Luís e Outras Histórias.


Outros

No dia 13 de Janeiro, houve encontro do Clube dos Clássicos Vivos em Alenquer:


Como alguns de vocês já saberão, eu sou a louca que está já a planear a wishlist para a Feira do Livro de Lisboa. Assim, e sendo que há livros de autores que comprei no passado e ainda não li... aqui fica a lista de autores a ler antes da Feira (para saber se vale o investimento): Selma Lagerlöf, Dulce Maria Cardoso, Mário Cesarinny, Doris Lessing.

Projecto a ponderar: opiniões sobre séries/filmes baseados em livros. Haveria interesse? Gostaria de variar um pouco o conteúdo por estas bandas.

Adoraria, aliás, sugestões de conteúdo novo. O que despertaria interesse? Este blog tem como base os livros, e não quero afastar-me muito da vertente literária. Gosto de fazer posts sobre livrarias independentes, por exemplo, mas vou a poucas. Vou a poucos eventos, e acabo por os agrupar nesta rubrica mensal. Gostariam que desenvolvesse mais? Os meus "roteiros literários" de viagem, são apreciados? Tenho dois posts da minha estadia em Paris que acabei por não publicar, ambos sobre edifícios consagrados na literatura francesa: a Opéra Garnier e a Catedral de Notre-Dame de Paris. Há ainda interesse?

Agradeço toda a ajuda :)

Comentários

  1. Que sorte, ter a Alexandra como amiga secreta! Não há desilusão possível.
    Nostalgia mesmo! Foi com os Patinhas, Mónicas e Luluzinhas que a minha família começou a perceber que eu era mais dada a livros do que a conversas. Ofereciam-mos e criaram um monstro! Ah ah!
    Trouxe O Sonho mais Doce da Lessing da Feira há uns 10 anos, e nunca lhe peguei, mas os da Selma são mais recentes na minha estante por ler.
    Ainda não li o Chão de Pardais, mas se não se afastar muito da qualidade que lhe tenho detectado, acho que não vais desiludir-te.
    Ofereceram-me esse da Gata, mas ando a adiar porque eu e os japoneses não ligamos lá muito bem. E não é por falta de insistência!
    Sugestões não tenho para te dar, porque não tenho imaginação mesmo nenhuma, mas todos os posts são bem-vindos para mim, que passo ao dia no PC e faço muitas pausas para chá e bolachas.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, calhou-me a sorte grande e a Alexandra acertou em cheio num livro que me despertava imensa curiosidade desde que a vi falar nele!
      Também li muitos, muitos Hiper Disney e Turma da Mónica - esses últimos estão a voltar às bancas por cá! Li os da minha irmã, mas também tive alguns meus :)
      O meu da Doris Lessing na estante está há menos tempo (embora há imenso) por ler, e é o The Golden Notebook. Tenho receio do livro!
      A Alexandra diz ter gostado um pouco menos desse do que dos outros da autora, portanto vou já de pé atrás mas aguardando qualidade :)
      Percebo isso dos japoneses - li há uns anos um, e não adorei, como podes ver aqui: https://barbarareviewsbooks.blogspot.com/2015/05/uma-questao-pessoal.html
      Mas quero ler o da gata! E tenho Murakami ainda por descobrir.
      Fico muito contente sempre com as tuas visitas, Paula :) que abundem, as visitas e as bolachas :)

      Eliminar
    2. Do Murakami só li o After Dark e acho que não é autor para mim. Mas tenho ainda o Strange Library porque não se resiste a um título destes, não é?
      Comprei esse do Oe num dia em que me achei corajosa e, depois, acobardei-me com o tema.
      Obrigada, és muito atenciosa com a tua clientela! :-)
      Paula

      Eliminar
    3. Eu tenho ali na estante o Sputnik, Sweetheart e o Wind-Up Bird Chronicle. Ambos por ler, pelo que zero opinião formada.... mas! Esse título é de facto irresistível :)
      O meu problema não foi o tema... foi a personagem principal, e como lidou com o tema. Faz sentido?
      Ora essa, faço por merecer a clientela que por aqui pára :)

      Eliminar
  2. Espero realmente que gostes do Mulheres Viajantes, Bárbara :)

    Curiosa para saber a tua opinião sobre A História Secreta, nunca li Donna Tartt. A colecção Grandes Vidas Portuguesas, da Pato Lógico, é tão bonita, Ana de Castro Osório parece-me uma bela escolha :)

    Acho super interessante que partilhes os roteiros literários, força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ansiosa por o ler, muito obrigada, Alexandra! :)

      Sou uma tonta - tinha programado publicar este post antes, e depois não alterei. A opinião da Donna Tartt já está aqui! https://barbarareviewsbooks.blogspot.com/2019/02/the-secret-history.html

      A colecção é linda! Conheci pelo livro sobre a Marquesa de Alorna, e quero fazer a colecção toda. O próximo a ler será Aristides de Sousa Mendes :)

      Muito obrigada! Tenho alguns passeios para breve e irei focar nos livros :D

      Eliminar
  3. Pois eu não costumo fazer wishlists, até porque raramente estou pelo continente durante feiras do livro e a que cá ocorre é muito pobrezinha... mas lá vou listando obras que a blogosfera me vai desafiando e depois costumo comprar uma resma de obras via net em campanhas promocionais, novembro e dezembro foram mesmo dezenas de obras a entrar cá em casa, nomeadamente Faulkner e vários outros que nas últimas semanas tenho lido e comentado... esta semana espero ainda fazer nova encomenda já com uma obra que penso que foi aqui apresentada de Capek, se não me engano e foi por aqui que conheci este nome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo, de facto viver em Lisboa, ou ter acesso fácil a esta Feira, é um luxo, pois muitos livros se encontram livros a 50%... mas há campanhas muito boas na net, por vezes. Esta da Bertrand, por exemplo!
      Qual foi o do Faulkner, Carlos?
      De facto fui eu que mencionei Karel Capek, a Guerra das Salamandras. Fico contente por o ter influenciado, e espero que goste.

      Eliminar
  4. O Faulkner que parece ser o mais famoso foi o lido O som e a fúria e agora comprei Luz em Agosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muita curiosidade com o Luz em Agosto. Talvez venha a ser o meu próximo Faulkner!

      Eliminar
  5. 'Meses houve em que me portei melhor em termos de compras.' History repeats itself, não querendo com isto condenar e começar de forma atribulada este meu comentário claro, admiro muito o facto de leres tanto sabes bem
    'e o último será uma adição à minha crescente biblioteca de temática felina.' ahah tão fofinha
    Alta estreia nos mangá :p
    Eu gostava de ver posts com opiniões sobre séries/filmes baseados em livros sim!
    Bem os posts sobre a Opéra Garnier e a Catedral de Notre-Dame de Paris têm de acontecer, como dizes, edifícios consagrados na literatura francesa, dois livros muito bons, o do Victor Hugo como sabes está no top 3 dos meus livros favoritos de sempre
    Todas as sugestões que dás me parecem bem mas estas duas para mim são as que me despertam mais interesse, a relação literatura/cinema e a relação literatura/realidade no que toca a sítios/edifícios, etc. p.ex., gosto muito desse toque, ler algo fantasioso mas passado em sítios que conheço, dá um toque que não sei bem explicar mas que gosto muito
    Outro ideia podia ser publicares posts sobre escritores/escritoras, individualmente sabes? Do género um post só sobre o Mikhail Bulgakov, quem diz o Bulgakov diz outro autor(a) qualquer, mas escrever sobre o que já leste dele, o que gostaste mais, o que gostas nesse autor, coisas assim :p Não? :$
    Força Baaa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando digo posts individualizados sobre autores também pode ser posts em que conjugues mais que um autor por achares que combina bem com outro(a)(s) p.ex. :p isto são tudo ideias :p
      Também sobre literatura francesa p.ex.! Que eu gosto muito, mas falares sobre a literatura de certo país ou região, portuguesa só/e a ponte com a lusófona, ou sobre literatura checa :p coisas do género; ou escritoras mulheres favoritas! Tantas hipóteses :p
      Onde gostas mais de ler, em viagens, sossegada sentada/deitada em casa/praia etc., ou seja, um post mais pessoal neste último caso; sobre editoras (mesmo que só estrangeiras), traduções, sites como o wool, bookdepository, o que te levou a ler, qual o teu livro favorito por ano, um top 10 p.ex. dos teus livros favoritos, das tuas séries/filmes favoritos baseados em livros
      Da forma tão bonita como escreves gostava muito de saber a tua opinião sobre estas coisas e mais :p

      Eliminar
    2. *Queria dizer wook onde disse wool

      O porquê de gostares da literatura brasileira, o que gostas nela p.ex. - eu disse francesa há pouco porque é mais o meu gosto mas é para reforçar a ideia agora :p
      De géneros literários, etc.
      Can't wait por saber se vais optar por alguma destas ideias super atabalhoadas mas que são com carinho que as digo porque gosto muito do teu post e de ler o que escreves

      Eliminar
    3. Não vale a pena chorar sobre o leitinho derramado, por mais delicioso que o leitinho fosse! :(
      O livro da Disney era algo que tinha de acontecer, depois da falência da Goody, e os outros livros estavam a 70%... mais que na Feira! E um deles está na temática gatinhos! :$
      Alta estreia siiim, quero imenso continuar :D
      O da Catedral está pronto, prometo para breve; o da Opéra ainda não escrevi mas irei dedicar-me :p
      Infelizmente não tenho muito mais conhecimento de literatura/realidade - tens alguma ideia? :$ porque de facto há posts que gosto de fazer, e falar sobre passeios dá-me algum gosto. Tal como os roteiros que fiz de Sevilha e Salamanca, cidades que visitámos juntos!
      Quanto à literatura/cinema/séries, tenho de me dedicar a mais visualização, mas irei fazê-lo :p quiçá começar com The Handmaid's Tale? Embora tenha lido o livro há alguns anos...
      Ideia interessante essa dos autores :o teriam de ser autores dos quais li muito, I guess, mas é uma ideia a explorar :$ vou tirar notas :p
      Não me sinto conhecedora em grau suficiente de literaturas de países específicos :( infelizmente, nunca cheguei a fazer o meu minor em literatura na licenciatura :$$$ mas posts de favoritos é uma ideia, sim :p livros favoritos de certo país, lugares para ler (tenho uns quantos cafés de eleição :o), sites onde compro livros, algo que não devia fazer :$
      Alto francesinho tu :p as ideias serão todas anotadas e exploradas com o carinho devido :p

      Eliminar
    4. Há muitos livros que têm essa característica literatura/realidade, pode a realidade não ser é dedicada a 'monumentos' digamos assim, como Notre Dame ou a Ópera Garnier, mas mais a lugares mais abrangentes, como cidades, aldeias, países até; mas na senda dos monumentos com o José Saramago tens o Convento de Mafra p.ex. :p num sentido mais abrangente com o Ferreira de Castro tens a Amazónia, enfim podia ficar aqui o dia todo :p
      The Handmaid's Tale parece-me que seria um bom começo, um começo forte, vê o que achas Ba!
      Livros favoritos de certo país também me apela muito, há tantos temas que podes explorar e que já exploras, tenho a certeza que independentemente do que optares/se optares vai ser muito bom

      Eliminar
    5. Não sei quando irei à Amazónia :o mas sim, há livros que estão intrinsecamente ligados a locais; esse do Convento de Mafra é um excelente exemplo (embora esteja menos "exposto" no título do livro do que estes exemplos parisienses)
      Sinto que talvez devesse reler o livro para me dedicar a essa opinião :/ emprestei-to ou não o consegui encontrar? :$ espera, não to emprestei, vejo-o de onde escrevo esta resposta :p
      Noted :o

      Eliminar
    6. Sentes que talvez devesses reler que livro não percebi? Se for o do José Saramago não me emprestaste porque eu próprio tenho um exemplar do Memorial do Convento dos tempos de escola! E foi esse exemplar que li

      Eliminar
    7. Refiro-me ao The Handmaid's Tale! :p mas de facto o comentário foi confuso :$

      Eliminar

Enviar um comentário