Se Janeiro tem cerca de 90 dias, Fevereiro tem cerca de 12.
Recebidos & Comprados
Também Fevereiro foi um mês intenso de novidades na estante: O Silêncio das Mulheres, livro aclamado de Pat Barker, uma espécie de nova versão da Ilíada, e bastante aclamado; Rockonomics, de Alan B Krueger, um livro de não-ficção que junta dois dos meus interesses, a música e a economia; As Mãos Sujas, peça de Jean-Paul Sartre de conteúdo político; Telma, o Unicórnio, de Aaron Blabey, um livro infantil (do mesmo autor de Os Mauzões); e Os Anos, de Annie Ernaux, um livro de auto-ficção francês que creio que irei adorar. Fui também contactada pela Editorial Planeta, no sentido de me quererem enviar um livro. Enviaram-me dois romances que, creio, não serão totalmente o meu género: O meu mapa de ti, de Isabelle Broom, e Esperarei por ti toda a vida, de Megan Maxwell. Darei uma chance, mas sinto que é o tipo de romance leve que apelará mais a outro tipo de leitor - como, por exemplo, à minha mãe.
Lidos
Fevereiro foi um mês engraçado, porque terminei apenas no dia 28 o clássico russo que me havia proposto a ler no âmbito do meu desafio (ver abaixo), o Dead Souls do Gogol que estava na mira e na estante há que anos. Apesar disso, e apesar de dias muito conturbados e desgastantes, li vários volumes de BD (que se enquadram também no #24horas1livro da Silvéria): além da adaptação da História de uma Serva, de Renée Nault, li ainda o volume #2 de Jessica Jones, Os Segredos de Maria Hill, o #3 de Miss Marvel, Apanhada, o #6 de Harrow County, Magia de Raízes, e o #4 de Descender, Mecânica Orbital. Pelo que podem aguardar imensas reviews de arte sequencial (aquilo que, apesar de tudo, tem menos sucesso aqui no blog) para breve! Li também Telma, o Unicórnio, de Aaron Blabey, um livro infantil que não desilude à luz das expectativas para com o autor.
Ler os Clássicos 2020
O tema de Fevereiro foi, portanto, um clássico russo, e eu li o Dead Souls, do Gogol. Outras leituras realizadas foram:
Noites Brancas, de Dostoevsky ; A Morte de Ivan Ilitch, de Tolstoy (escolha popular - também lida aqui) ; Roma, de Nikolai Gogol ; O Amor de Mítia, de Bunin ; Sofia Petrovna, de Lydia Chukovskaya ; Djan ou a Alma, de Andrei Platonov
Outras participações ou afins, avisai-me!
O tema de Março, para quem não colidir com os outros desafios que envolvem ler livros de autoria feminina ao longo do mês, é um clássico escrito por uma mulher. É um tema perfeitamente vasto, pelo que deixo apenas recomendações de alguns favoritos.
Sylvia Plath (qualquer coisa)
Jane Austen (qualquer coisa menos o Persuasion)
Outros
Vou organizar um pequeno encontro relativo ao desafio dos clássicos, dia 21 de Março, pelas 15h00 no Jardim da Parada, em Campo de Ourique, para coincidir com a Feira do Livro de Poesia. Mandem-me e-mail para mais detalhes!
Aaron Blabley! Tenho de espreitar esse. Também tenho Os Anos, mas não o da Pat Barker, porque ouvi que às tantas passa para a perspectiva masculina e isso, bem, digamos que é o tradicional e assim não vale...
ResponderEliminarA Sofia Petrovna foi o meu livro ofical para o desafio, mas também estava inspirada para os (as) russos (as) nesse mês e li A ressurreição de Mozart da Nina Berberova e Dama de Espadas de Pushkin, ambos fabulosos, mas este último um primor. Pequeninos, sempre o meu lema. :-)
Paula
O do Aaron é um pouco mais infantil que Os Mauzões, mas está muito giro :) o da Pat terei de ver por mim mesma...
EliminarTudo russos válidos; eu fiquei pelo Gogol, algo longo (cerca de 500 páginas) e bastante moroso. Li a Dama de Espadas há muitos anos, mas não me ficou muito do conto; talvez seja de reler!
"Se Janeiro tem cerca de 90 dias, Fevereiro tem cerca de 12." Ok boomer
ResponderEliminarTenho de ler o Rockonomics, parece ser bem interessante
Tudo isto me fez rir bastante: "Enviaram-me dois romances que, creio, não serão totalmente o meu género: O meu mapa de ti, de Isabelle Broom, e Esperarei por ti toda a vida, de Megan Maxwell. Darei uma chance, mas sinto que é o tipo de romance leve que apelará mais a outro tipo de leitor - como, por exemplo, à minha mãe." Conhecendo a tua mãe e pelo que tu me contas dela parece ser mesmo o género de livro que ela gostaria de ler; já no teu caso estou muito curioso para o que irás achar dos livros eheh
Leste tantas novelas gráficas em Fevereiro, deve ter sido um belo mês :p quero mesmo ler o Harrow County e acabar o Descender!
"Pelo que podem aguardar imensas reviews de arte sequencial" Yaaaaaaay :D (como a Castanha faria)
Falhei logo em Fevereiro no teu desafio de 2020, mas até ao fim do ano irei ler um clássico russo!
Para o tema de Março gosto das tuas recomendações, pese embora não tenha lido todas as obras; no entanto, pese embora goste muito da Maria Judite de Carvalho, se tivesse de recomendar alguma dessas obras seria o Sonnets from the Portuguese da Elizabeth Barrett Browning, sem dúvida
Gosto do local escolhido para o encontro, agora com isto do covid 19 é esperar para ver o que acontece mas quando se realizar o encontro espero conseguir ir e participar!
Boomer? Achas-me assim tão velha? :(
EliminarAcho mesmo que seriam mais o género dela :p logo veremos!
Também quero acabar o Descender, há seis e só li até ao quarto :p
Castanha :D
Lerás russos, pois :p e sim, o encontro por motivos óbvios foi adiado, para data a definir... e claro que vais participar, eu obrigo!