Avançar para o conteúdo principal

2021 | Janeiro

Um mês que para muitos significou novo confinamento mas, para mim, uma continuação da realidade desde 11 de Março de 2020.



Comprados & Recebidos


Este mês deram entrada na estante alguns livros que me aguçam e muito a curiosidade: Apneia, de Tânia Ganho (comprei mais cedo do que esperava por motivos de book club; é um livro que vi muita gente ler na mesma altura, e isso desmotiva-me, regra geral), A lua e as fogueiras, o último livro de Cesare Pavese antes do suicídio, Coração de vidro, de José Mauro de Vasconcelos (quero muito revisitar a sua obra, começando por O meu pé de laranja-lima, que adorava em criança - talvez seja este ano!), a enorme supresa da Cristina: Time's Arrow, de Martin Amis e, também como prenda inesperada, o quarto volume de Sailor Moon.



Lidos


O mês começou com o término de O Nome da Rosa (adorei e pretendo regressar a Umberto Eco). Para o #lerosclássicos2021 li, finalmente, o Lazarillo de Tormes, de autor anónimo. Nas novelas gráficas, devorei Fatale, da dupla Brubaker & Phillips. Algures no meio, encaixei o arrebatador Girl, Woman, Other, de Bernardine Evaristo e ainda comecei a ler Apneia (é verdade o que dizem: é calhamaço, mas lê-se bem).


É muito bonita a conversa de que agora que estamos em casa (agora!!!!) vamos todos ter tempo para ler mais. Falem por vocês; descobri que apenas a televisão me faz desligar do trabalho, estando em casa, e depois entro num marasmo televisivo pavoroso. Devo fazer novo post sobre recomendações de séries de TV em breve (podem ver aqui um post anterior sobre a mesma temática).


Ler os Clássicos


O #lerosclássicos2021 arrancou com um tema mais leve para tentar aligeirar Janeiro: o humor. Clássicos de humor há muitos! Como mencionei acima, a minha escolha recaíu sobre um livro de 1500 e troca o passo, o clássico Vida de Lazarinho de Tormes e de suas venturas e desventuras. Outras escolhas foram:


Lysistrata, de AristophanesOs Diários de Adão & Eva, Mark Twain ; Delírio em Las Vegas, Hunter S Thompson ; Preceitos, Jonathan Swift ; Branca de Neve e os 700 Anões, José Vilhena ; Cold Comfort Farm, Stella Gibbons ; O Dedo Mágico, Roald Dahl ; Contos, Dorothy Parker ; Emma, Jane Austen ; The Hitchhiker's Guide to the Galaxy, de Douglas Adams


O tema para Fevereiro é simples: um clássico europeu. Há muitos livros e muitas nacionalidades, desde Portugal até à Rússia. Algumas sugestões (tentando fugir ao cânone mais óbvio, Dickens, Austen, Brontës, etc):


Lazarillo de Tormes, de Anónimo

Notebooks of Malte Laurids Brigge, de Rainer Maria Rilke

Brideshead Revisited, de Evelyn Waugh

Pinocchio, de Carlo Collodi

Boule de Suif, Guy de Maupassant

Gente de Hemsö, de August Strindberg

Hunger, de Knut Hamsun,

Elizabeh and her German Garden, de Elizabeth von Arnim

Le Dérnier Jour d'un Condamné, de Victor Hugo

Metamorfose, de Kafka

Black Beauty, de Anna Sewell

The Sorrows of Young Werther, de Goethe

A Máquina do Tempo, de HG Wells

A Casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca



Outros


O podcast voltou a sair após um pequeno interregno. As eleições foram deprimentes. Cuidai-vos.



Comentários

  1. Bom dia, li o Emma da Jane Austen, como clássico de humor, mas não é assim tão divertido. Achei muito cansativo, e mais do mesmo, apesar da personagem do pai encaixar na temática do mês de janeiro. Para fevereiro vou ler o Madame Bovary, de Gustave Flaubert.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vou juntar ali à lista :) de facto, comédias de costumes podem não ser, necessariamente, humor - e o humor acaba sempre por ser muito subjectivo...
      boa escolha :)

      Eliminar
  2. Olá, bom dia!
    Óptimas sugestões como sempre. Apesar de ter Reviver o Passado Revisitado em Brideshead e A Metamorfose ainda por ler nas estantes cá de casa, decidi-me pelo Margarida e o Mestre. Se conseguir ainda encaixo o referido título do Kafka até ao final do mês, como é tão curtinho! ;)
    Tenho alguma curiosidade em conhecer a obra de Martin Amis, frequentemente vejo os seus livros referenciados por leitores com gostos parecidos aos meus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também um livro belíssimo :) li há muitos anos e tenho-o como um favorito. Mas acabo por o recomendar tantas vezes que decidi mudar um pouco! O do Kafka li há mais tempo ainda que o do Bulgakov, e deveria reler.
      Nunca li nenhum dos Amis (pai ou filho), mas tenho ambos na estante e mesmo muita curiosidade quanto à sua obra :)

      Eliminar
    2. Em Fevereiro, acho que vou ser uma "overachiever" em clássicos europeus, de Portugal à Rússia, literalmente!
      Um dia,também vou ler o "Meu Pé", porque me lembro de ter chorado rios com o filme.
      Isso de "agora vamos ter muito tempo para ler" é um mito tão grande quanto acharmos que agora é que vamos arrumar a papelada, fazer uma limpeza ao computador ou organizar o armário das tupperwares. O desânimo e o tédio instalam-se, o tempo passa e nada! As minhas leituras continuam as mesmas em número, mas vejo pelos meus amigos mais ou menos virtuais que há muita gente sem concentração nem motivação para ler. É pena, porque é um belo remédio e refúgio.
      Paula

      Eliminar
    3. Também gosto de pensar que vou ler mais que um, Paula, mas é como dizes: a concentração esvaiu-se um pouco... consigo manter um horário de trabalho estável e rotineiro, o que não é mau, mas depois vou, frequentemente, ver horas de televisão, cozinhar o jantar, passear a Castanha...
      Os primeiros dias (estou em home office desde 12 de Março de 2020, inclusive, agora com menos medo de ir à rua, mas em isolamento idêntico) foram de algum ânimo - é desta que se esfrega a banheira a fundo, que se faz exercício, que se tem mais tempo!
      O que esta situação me trouxe não foi "mais tempo" - o meu "tempo para mim", e para ler, era no autocarro! Tínhamos a HBO porque vinha sem custos no pacote da Vodafone, juntámos a Netflix em Março, o FILMIN na promoção de Black Friday, e já aderimos à Disney+... não tenho lido imensamente menos, mas o meu foco está realmente afectado.
      Mas vá, pelo lado positivo: também não me "comprometo" a ler mais do que um, porque tenho alguns outros títulos que queria ler ainda este mês :)

      Eliminar
  3. "Um mês que para muitos significou novo confinamento mas, para mim, uma continuação da realidade desde 11 de Março de 2020." Pesado
    Tens alguma obra em mente quando dizes que pretendes regressar a Umberto Eco?
    "Devo fazer novo post sobre recomendações de séries de TV em breve (podem ver aqui um post anterior sobre a mesma temática)." Yaaay
    É complicado ler em casa para mim também, a não ser que seja uma obra prima como Nausicaä
    Em Fevereiro, que ainda vai a meio, li um do Knut Hamsun, não o que recomendas mas o Pan, que, neste caso, recomendo eu
    E as recomendações para Março?
    Gosto sempre de ler estes posts!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o ambiente está pesado, para mim pelo menos :$
      o pêndulo de foucault! ou o cemitério de praga. o baudolino virá em terceiro...
      ainda estou reticente quanto a recomendar novas séries :$
      haha o Nausicaä of the valley of the wind :p
      não o recomendo porque não o li! ora :o
      as recomendações para março virão dia 1 de março :p

      Eliminar

Enviar um comentário