Avançar para o conteúdo principal

2021 | Setembro

Setembro foi um mês muito irregular e esquisito.



Comprados & Recebidos


Além da Feira do Livro (sendo que, em Setembro, só adquiri mais um além dos já adquiridos dia 30 de Agosto), comprei, em Espanha e por recuerdo, o Capitán Alatriste, de Perez-Reverte; encomendei em inglês o If this Is a Man, de Primo Levi, numa edição que inclui também The Truce (desisti mesmo de o comprar na LeYa); do destralhanço da Tininha, o Girl Meets Boy de Ali Smith; em termos de novidades, tenho a adaptação para novela gráfica do Anne of Green Gables (cujo original ainda não li nem possuo, oops), o Alcateia, de Carlos de Oliveira (adorei Uma Abelha na Chuva) e comprei em pré-venda o Red Comet, de Heather Clarke, mas claro que houve rutura de stock ou algo do género e ainda cá não chegou, só lá para meados de Outubro, né?



Lidos


Fui de férias e levei coisas aleatórias que me pareceram leves. Depois, continuei por empréstimos, desafio dos clássicos e vontades aleatórias. Assim, Setembro foi mês de História da Arte em 21 Gatos, com ilustrações de Nia Gould; Women & Power, de Mary Beard; The Guest Cat, de Takashi Hiraide (temática felina com continuidade); Pedro Páramo, de Juan Rulfo; A Noiva do Tradutor, de João ReisMary Ventura and the Ninth Kingdom, de Sylvia Plath (entrei em mood Sylvia); Cider with Rosie, de Laurie Lee (o clássico do desafio); e comecei (não terminei) Um Castelo em Ipanema, de Martha Batalha.


Ainda tenho reviews de Agosto em atraso, mas lá chegaremos.



Ler os Clássicos


Bem, o tema de Setembro, como no ano passado, era um livro de não-ficção. Eu li o Cider with Rosie; outras leituras efectuadas:


Noite, Elie Wiesel ; A Vida sem Princípios, Henry David Thoreau


Para Outubro, o tema também é copiado do ano anterior. Relembro que, mais uma vez, podem participar conjuntamente no "Lê, se te atreves!", da Mafalda. Sugestões de leitura (adorava trazer sugestões novas, mas a Mafalda tem imensas!):

Dracula, de Bram Stoker

The Picture of Dorian Gray, de Oscar Wilde

Rosemary's Baby, de Ira Levin

Frankenstein, de Mary Shelley

Rebecca, de Daphne du Maurier

The Haunting of Hill House, de Shirley Jackson

The Strange Case of Dr Jekyll & Mr Hyde, de RL Stevenson

qualquer coisa de Edgar Allan Poe

The Turn of the Screw, de Henry James

O Fantasma da Ópera, Gaston Leroux



Outros


A Feira do Livro terminou agora em Setembro, mas em Outubro há o Folio (quiçá, quiçá) e o Amadora BD (óbvio!!!).

Decidi que 2022 será ano sem desafio dos clássicos, mas estou sempre aberta se quiserem propor alguma leitura temática para fazer comigo.



Comentários

  1. Quando ouvi falar do Red Comet, achei logo que seria um livro que te interessaria. Apesar de ser um Sr. Calhamaço ao que consta, toda a gente lhe tece louvores.
    Compreendo a tua decisão em relação ao desafio dos clássicos e acho que termos eliminado 24 deles da nossa TBR (mesmo que virtual como no meu caso) foi produtivo e compensador, apesar das categorias que me deixam mais reticente como esta... Não faço ideia ainda do que vou ler!
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, é totalmente a minha cara e estive só à espera que saísse em paperback! entretanto a amazon disse que chegaria cerca de 8 de outubro (após estimativa inicial de 21...), agora enviaram ontem e dizem que chega próxima terça (não obstante vir de espanha). sei lá...
      sim, no final de dezembro terei lido 24 livros que se calhar teriam ficado dois anos a ganhar pó, e o desafio levou-me a pegar noutros livros na mesma altura, por entusiasmo geral :) valeu, por esse e por outros motivos, que fiz belas amizades pelo meio, mas com a vida tão esquisita, estou fatigada e não quero "obrigações" para 2022...
      quanto à categoria actual, e se nada da minha lista te apela, procura inspiração com a Mafalda :) eu estive entre Daphne du Maurier e Wilkie Collins e acabei por optar pelo segundo!

      Eliminar
    2. Tive um aha moment numa das minhas mini-insónias, porque não me apetece nada de verdadeiro terror. Que tal um faux-gótico, tipo A Abadia de Northanger? E seria a minha estreia com a Jane Austen. Um choque, eu sei! :-)
      Paula

      Eliminar
    3. sou fã do Northanger Abbey! é uma paródia dos góticos de 1700 e troca o passo, maidens in despair e coiso e tal.

      Eliminar
  2. A novela gráfica da Anne é lindaaaa. Li em ebook o ano passado e é um amor. Agora quero ter em capa dura *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ainda não lhe peguei, mas é mesmo mesmo mesmo um livro bonito :)

      Eliminar

Enviar um comentário