Avançar para o conteúdo principal

2019 | Abril

O muito atrasado resumo do conturbado mês de Abril.


Comprados & Recebidos

No dia 2 de Abril, Dia Internacional do Livro Infantil, recebi Hilda e as Pessoas Escondidas, de Luke Pearson e Stephen Davies, novidade infantil da Porto Editora que me deliciou. Recebi, de seguida, 25 de Abril, Corte e Costura, de João Cerqueira, como oferta do próprio autor.

Vieram, do Book Depository, dois livros que estavam na minha wishlist há muito tempo, e que baixaram de preço sensivelmente na mesma altura: The Threepenny Opera, de Bertolt Brecht (compreendam no resumo do mês anterior o porquê de eu ter cedido a esta aquisição) e The Street of Crocodiles and Other Stories, de Bruno Schulz (ver aqui a vez em que eu achava ter comprado esta obra e correu mal), que comprei por recebido a notificação que o livro tinha desconto, ficando 7 Euros mais barato (livro absurdamente caro para os meus padrões, ainda assim).

Comprei mais um livro da Escorpião Azul, novamente recomendado pela Legendary Books (no espaço do Festival Contacto): Jardim dos Espectros, de Fábio Veras.

Mês, aliás, riquíssimo em BD e novelas gráficas: da Levoir, chegou a colecção Black Hammer de Jeff Lemire. E, em compras feitas pelo Dia Mundial do Livro, Nimona, de Noelle Stevenson, e A Asa Quebrada, de Altarriba e Kim, para fazer companhia a A Arte de Voar, que comprei no Amadora BD.

Da iniciativa da Bertrand (descrita abaixo) pelo Dia Mundial do Livro, veio Para Sempre, de Vergílio Ferreira. Da Minotauro, duas novidades: o Vol. IV da Obra Completa de Maria Judite de Carvalho, e 21 Dias de Luta, de Urbano Tavares Rodrigues, relançado em ocasião do 25 de Abril. A minha mãe, num golpe de ironia pela minha desarrumação crónica, ofereceu-me o livro da Marie Kondo. Por último, mas nada menos importante (pelo contrário): pelo meu aniversário, recebi do meu amor o segundo volume do mangá de Sailor Moon.

Desgracei-me, ainda, pela prateleira de autores brasileiros da Dejà Lu: Terras do Sem Fim, de Jorge Amado; A Casa do Rio Vermelho, da sua esposa, Zélia Gattai; e da autora que procuro há anos, mas que está, também há anos, esgotada, Lygia Fagundes Telles, trouxe A Disciplina do Amor.


Lidos

Lido ao longo do mês: Nada, de Carmen Laforet, comprado dias antes em Madrid - era a única leitura que tinha disponível para o avião de regresso, e foi perfeito para o "en abril leemos en español" da Ana!

Li Carta ao Cavaleiro do Nada, de João Marecos, livro infantil sobre Fernando Pessoa. Ainda em livros infantis, li Hilda e as Pessoas Escondidas mal o recebi.

Também foi um mês rico em novelas gráficas: li o Vol. 2 de Ms Marvel, de G Willow Wilson, e já quero o próximo volume! Também li o primeiro volume da nova colecção Jessica Jones, de Brian Michael Bendis, que honestamente adorei. Tenho imensa vontade de ler a saga da personagem desde o início (Alias, Pulse). Também dei seguimento à saga Descender, lendo os volumes 2 e 3.

Continuei Sailor Moon, lendo o segundo volume de uma só vez. Para o tema de mistérios do Bibliophile Club, li O Mistério do Quarto Amarelo, de Gaston Leroux. Para a iniciativa da Raquel, #abrillerbrasil, e o #abrilcontosmil da Mafalda, li o recém-comprado A Disciplina do Amor, de Lygia Fagundes Telles. Li também Nós Matámos o Cão-Tinhoso, de Luís Bernardo Honwana, para o projecto da Mafalda.

Para celebrar o 25 de Abril, li 21 Dias de Luta. Na saudade de uma leitura em francês, chegou a vez de ler Le dernier jour d'un condamné, de Victor Hugo.


Outros

Foi mais um ano de Festival Contacto. Desta vez, o festival foi em Marvila, na biblioteca. Apesar de mais amplo, confesso que preferi o espaço do Palácio Baldaya... ficou a promessa de visitar a Legendary Books!

Dia 23 de Abril fui à iniciativa da Editora Bertrand, em celebração do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. Foi uma experiência muito gira, porque deu para conhecer não só algumas das pessoas com quem interajo pela internet (o departamento de comunicação da Bertrand e outros bloggers), mas também (e era este o verdadeiro objectivo) para conhecer mais do processo editorial e tudo em que consiste a edição de um livro, da escolha da obra, à imagem, ao livro como objecto.

Fiz (finalmente!) uma alteração aqui no blog, que estava planeada há que tempos: há um menu em baixo do logotipo - acrescentei as páginas "roteiros literários" e "Paris", para agregar os meus posts de viagens.

Por último, fui ao teatro ver uma peça sobre a relação de Oscar Wilde com Bosie: O beijo de Judas, da autoria de David Hare, interpretada pelo Teatro Experimental de Cascais.

Comentários

  1. Foi um mês farto não só em livros como também em eventos!
    Eu já nem com três clones da Kondo lá ia, acredita!
    Ah, a Dejà Lu é o paraíso! Os meus filhos já têm wishlist para quando lá voltarem nas férias grandes.
    Também comprei dois livros do Amado. Um de que falaste, Farda Fardão, e outro de que nunca ouvi falar, o Menino Grapiúna. Da Gattai, só li há décadas o Anarquistas Graças a Deus, que me fez logo desconfiar que não era menina de biografias e memórias.
    E também li em brasileiro, a Vida Invísivel de Euridice Gusmão, bastante bom, mas foi para o Abril Histórico da Miúda Geek. Aliás, nunca participei em tantos projetos. O do espanhol vai prolongar-se por Maio e Junho e o dos contos para sempre, porque a Mafalda contagiou-me há uns dois anos, quando comecei a ver os vídeos dela.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um mês muito recheado, sem dúvida!
      Eu acho que também estou no mesmo grau de incapacidade de resolver a desarrumação... isso e, confesso, não adoro a filosofia da senhora!
      É impossível uma pessoa não se perder e maravilhar na Dejà Lu! Especialmente nas edições que já não encontraria noutros locais... E a secção infantil também é uma maravilha :)
      O Farda Fardão é uma sátira incrível, que espero que gostes! O Menino Grapiúna esteve quase quase a vir comigo da Dejà Lu... mas não podiam vir todos... Este da Gattai também consta que é memória, algo que não sabia sobre ela, mas quero muito conhecer a esposa de um autor de quem gosto tanto :)
      O da Martha Batalha, recomenda-se? Adoro o pouco que conheço de literatura brasileira, e gostava de expandir horizontes!
      O meu espanhol tem de ir aos bocadinhos :) e também sou pessoa de ler contos (veja-se Maria Judite!), mas às vezes é engraçado ter um incentivo extra para encaixar leituras!

      Eliminar
    2. A Kondo tem algumas ideias interessantes, porque realmente quando destralho, sinto-me mais leve, mas ninguém mexeria nos meus livros. Teria de partir para a violência. Ah ah!
      Li a Euridice Gusmão por recomendação da Sara dos Desabafos Agridoces e dei-lhe 4*, porque segue duas irmãs e gostei mais da parte de uma delas. Mas está em Galveias, se quiseres dar uma espreitadela. Tenho as minhas estantes cheia de autores brasileiros, por isso, tenho mesmo de atacar essa secção!
      Paula

      Eliminar
    3. A minha experiência brasileira é muito resumidamente Clarice, Jorge Amado e Machado de Assis. Li também Lygia Fagundes Telles, Chico Buarque e... acho que é tudo. Devia explorar muito mais!

      Eliminar
  2. Pois eu comecei e acabei de ler o Mistério do Quarto Amarelo já em pleno mês de maio, passei depois ao teatro com Shakespeare e já vou num Nobel neste momento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já li muito por alto o seu post do Mistério do Quarto Amarelo, nesse regresso à literatura da sua juventude. Terei de o ler melhor!
      Fico à espera de saber qual o Shakespeare (autor que também aprecio), e qual o laureado escolhido para leitura de Maio.

      Eliminar
  3. Tenho pena de não ter estado nesse evento da Bertrand, ando sempre à caça de novos bloggers para trocar conhecimentos e aprendizagens. De qualquer das maneiras gostei de ler este post e ver que não sou a única pessoa viciada em livros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo em horário laboral não era, de facto, o evento mais fácil para comparecer :) foi muito interessante, de qualquer maneira, e outras oportunidades para convívio hão de surgir!

      Eliminar
  4. Ena, leste imenso! Adorava ser mais rápida a ler, mas infelizmente sou uma tartaruga. E leio sempre pelo menos dois livros ao mesmo tempo, o que faz com que demore ainda mais para terminar um livro.
    E em breve teremos a Feira do Livro! Mais uma desgraça para a carteira. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu truque foram os livros infantis, os livros curtos de contos, e as novelas gráficas/mangá - nada de muito admirável!
      Tento sempre evitar as leituras paralelas, a não ser que uma seja novela gráfica, fácil de separar :)
      É verdade - é já daqui a umas semanas! Ando a tentar fazer uma lista, para ver se me controlo - mas depois a própria lista resvala para o descontrolo...

      Eliminar
  5. Também me descontrolei um bocadinho nas compras em Abril, mas nada de muito grave! Quanto às tuas compras, as minhas preferências vão para o livro de Vergílio Ferreira (lido há séculos!) e os do casalinho português de quem sou admiradora mesmo sem ter lido nada de Urbano Tavares Rodrigues.
    Em relação às leituras, fico à espera da opinião que deixarás aqui dos contos de A Disciplina do Amor, de Lygia Fagundes Telles.
    Obrigada por teres participado no meu Abril espanhol!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior é que a Feira do Livro de Lisboa está aí à esquina - e, ainda antes, o Festival Internacional de BD de Beja!
      (O que me recorda - vens à Feira, este ano? :) conta-me tudo!)
      Nunca li Vergílio, é uma lacuna horrível... só me dizem maravilhas deste!
      A Ana pede, a Ana tem. Vou publicar daqui a minutos!
      E de nada :) preciso, muitas vezes, de incentivo extra para leer en español, confesso!

      Eliminar
    2. Já vi e já comentei :) Obrigada!
      Siiiiimmm, vou à Feira dia 01 de junho e já está "alinhavado" um encontrinho com a Paula! Juntas-te a nós?
      Vergílio é mesmo maravilhoso!!!

      Eliminar
    3. Ohh, vou a Beja nesse fim de semana... não será desta! :( há tantos eventos incríveis em Junho, feliz ou infelizmente!

      Eliminar

Enviar um comentário